Banca de QUALIFICAÇÃO: SÉRGIO SOUZA OLIVEIRA

DISCENTE: SÉRGIO SOUZA OLIVEIRA
DATA: 02/07/2018
LOCAL: Auditório do PROEC
TÍTULO: Avaliação Operacional de uma Estação de Tratamento de Esgotos em uma Universidade Pública
PALAVRAS-CHAVES: UASB. Valo de oxidação. Desempenho.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil

As atividades humanas degradam a cada dia o meio ambiente, poluindo os solos, as águas e o ar. Portanto é de grande importância as ações na área de saneamento, para garantir um meio ambiente adequado à vida. A Lei Nᵒ 11.445 (Brasil, 2007) estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico. A implantação de esgotamento sanitário, junto com seu tratamento, faz parte desta política e contribui para controle da poluição ambiental. Na Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão, há uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) que, como qualquer ETE, necessita que o tratamento tenha um acompanhamento sistemático, para que ocorra de forma eficiente. Assim a proposta desta pesquisa é avaliar as atividades de operação da ETE da UFS, campus São Cristóvão, analisando se está comprometendo o desempenho das etapas do tratamento, e com isso deixando de atender a legislação ambiental. Serão feitas visitas rotineiras à estação de tratamento, para obtenção de registros fotográficos e coleta de amostras para avaliação do desempenho físico-químico das unidades biológicas (UASB e valo de oxidação). Para identificação dos problemas, sob ótica da Instituição, serão aplicados questionários aos operadores e à administração da estação de tratamento de esgotos. Ao final do trabalho, poder-se-á identificar problemas e indicar soluções para cada etapa de tratamento da ETE em estudo.

Presidente - 1678374 - LUCIANA COELHO MENDONCA
Interno - 2264403 - DANIEL MOUREIRA FONTES LIMA
Externo ao Programa - 1542165 - JOSE JAILTON MARQUES

Notícia cadastrada em: 15/06/2018 13:59