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Banca de DEFESA: PAULO RICARDO RAMOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO RICARDO RAMOS SANTOS
DATA: 07/03/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Mini auditório do Proec
TÍTULO: INVESTIGAÇÃO DA ADAPTAÇÃO DE CONTRUTORAS DE ARACAJU À IMPLANTAÇÃO DA NORMA DE DESEMPENHO – NBR 15.575
PALAVRAS-CHAVES: Norma de desempenho; Manual de uso e operação; Adaptação organizacional; Matriz de maturidade
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Construção Civil
ESPECIALIDADE: Processos Construtivos
RESUMO:

A norma de desempenho, NBR 15.575 (ABNT, 2013) constitui um marco divisório na construção civil brasileira. Desse modo, a pesquisa se propôs a investigar como se deu o processo de adaptação das construtoras de Sergipe à norma de desempenho. A pesquisa teve como objetivo investigar as mudanças que ocorreram na empresa e nas diversas fases de concepção de um empreendimento para atender à norma de desempenho. A pesquisa foi realizada a partir de estudo de casos múltiplos, com característica exploratória e descritiva. Os dados foram coletados a partir de entrevistas com representantes de 16 construtoras. As entrevistas foram posteriormente transcritas e os dados foram tratados tanto quantitativamente, como qualitativamente. Os resultados evidenciaram que a fase de projetos ganhou mais atenção por parte das construtoras e que a mobilização para realizar ensaios ainda é tímida pelas construtoras entrevistadas. Quanto à elaboração do manual de uso e operação, observou-se uma tendência de terceirização do serviço, visando maior qualidade. Em relação às mudanças organizacionais, as construtoras, de maneira geral, investiram em treinamento dos funcionários, algumas contrataram consultorias para ajudar na adaptação à norma, mas, ainda há muito a ser feito. A matriz de maturidade, feita com base nas respostas dos entrevistados, também evidenciou isso. Na opinião dos entrevistados, a norma de desempenho já impactou na rotina das construtoras, contudo, na visão deles, ocorrerá uma mobilização ainda maior quando os clientes exigirem judicialmente o desempenho de seus imóveis. Conclui-se que as empresas realizaram mudanças organizacionais em seus diversos setores para atender às exigências para a implantação da norma de desempenho, intensificando o aprendizado e a colaboração, tendo como impedimentos elevados investimentos financeiros em tempo de crise econômica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2496157 - DEBORA DE GOIS SANTOS
Interno - 2019103 - DENISE CONCEICAO DE GOIS SANTOS MICHELAN
Interno - 2046616 - CARLA FERNANDA BARBOSA TEIXEIRA
Externo ao Programa - 2501207 - VERUSCHKA VIEIRA FRANCA

Notícia cadastrada em: 16/02/2018 15:18
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