A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GESSYCA MENEZES COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GESSYCA MENEZES COSTA
DATA: 28/07/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Galpão de Engenharia Civil - LTT
TÍTULO: MÉTODO DE RESSONÂNCIA POR IMPACTO: OBTENÇÃO DE CURVAS MESTRAS DE MÓDULO COMPLEXO E ÂNGULO DE FASE EM MISTURAS ASFÁLTICAS BRASILEIRAS
PALAVRAS-CHAVES: Ressonância por impacto; Módulo complexo; Misturas asfálticas
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Geotécnica
ESPECIALIDADE: Pavimentos
RESUMO:

O módulo dinâmico é um importante parâmetro no dimensionamento mecanístico-empírico de pavimentos, pois apresenta a relação tensão x deformação para materiais viscoelásticos, tais como as misturas asfálticas. A obtenção do módulo dinâmico é realizada atualmente por meio do ensaio mecânico, consistindo em uma aplicação de carga senoidal axial de compressão e medição da deformação resultante. Deste modo, o ensaio requer uma aparelhagem robusta, dispendiosa e de difícil execução em obras. Para contornar essa limitação, este trabalho propõe uma metodologia alternativa, mais econômica e de fácil implementação nas obras de pavimentação, baseada na Mecânica das Vibrações e que é amplamente usada na caracterização de outros materiais, como o concreto de cimento Portland e a cerâmica. Esta metodologia permite a obtenção de Módulo Dinâmico e do Ângulo de Fase por meio da determinação da frequência natural do material ao se aplicar um impulso elástico, denominada como ensaio de Ressonância por Impacto (RI). O ensaio RI será realizado sob uma ampla faixa de temperaturas, permitindo assim a construção da curva mestra de módulo dinâmico para misturas asfálticas brasileiras. A eficácia do ensaio RI será determinada em comparação às curvas mestras obtidas no ensaio de mecânico de Módulo Dinâmico para as mesmas misturas asfálticas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1654177 - FERNANDO SILVA ALBUQUERQUE
Interno - 426443 - GISELIA CARDOSO
Externo à Instituição - CARLOS HENRIQUE DE CARVALHO

Notícia cadastrada em: 13/07/2016 09:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19150-8b2e1ce06f