Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMIA NUNES DE MELO

DISCENTE: SAMIA NUNES DE MELO
DATA: 30/08/2017
LOCAL: Auditorio da Faculdade de Farmácia/UFS
TÍTULO: DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE ROTAVÍRUS E NOROVÍRUS EM AMOSTRAS FECAIS DE CRIANÇAS COM DOENÇA DIARREICA EM ARACAJU-SE
PALAVRAS-CHAVES: Gastroenterites; Rotavírus; Norovírus; RT-qPCR.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Parasitologia

A gastroenterite aguda (GEA) constitui grave problema de saúde pública mundial. É prevalente na infância, principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil. A diarreia é o principal sintoma da GEA e segunda causa de óbito em crianças menores de cinco anos. Os vírus entéricos, em especial os Rotavírus (RVA) e Norovírus (NoV) são agentes etiológicos importantes. A relevância médica do rotavírus está bem definida e, por isso, a vacina está disponível no Brasil desde 2006, o que parece ser responsável pela redução dos internamentos e óbitos devido à GEA. Apesar do sucesso, deve-se ter o conhecimento de que a vacina Rotarix tem grande aplicabilidade para a maioria dos genótipos homotípicos ao G1P[8] enquanto o efeito contra o genótipo G2P, heterotípico, é de somente 41%. Além disso, após a inclusão da vacina para o RVA, o Norovírus tem se tornado relevante para GEA viral. Antivirais para esse agente não existem e a elaboração de uma vacina ainda está em fase de ensaio clínico. Em países desenvolvidos, a implementação da vigilância levou ao aumento da informação sobre a prevalência e diversidade dos NoVs, ao passo em que o mesmo tipo de vigilância não é visto em países em desenvolvimento. O Ministério da Saúde brasileiro, por exemplo, não abrange a vigilância da diarreia aguda por Norovírus, por isso, a influência desse agente sobre a saúde pública brasileira vem sendo conhecida através de grupos de estudo de alguns estados do país. Esse estudo objetiva caracterizar molecularmente as infecções por Rotavírus do grupo A e a prevalência de Norovírus em crianças com doença diarreica aguda em Aracaju-SE. Foram incluídas quinhentas amostras de fezes previamente coletadas de crianças atendidas no setor pediátrico do Hospital Santa Isabel e do Hospital de Urgências de Sergipe, entre os anos de 2013 e 2016. A triagem para RVA e NoV foi realizada por método molecular usando a RT-PCR em tempo real para diagnosticar e quantificar os vírus presentes. A genotipagem para RVA foi realizada por RT-PCR com primers específicos. Observa-se que a cobertura vacinal tem diminuído, especialmente no ano de 2016, apesar disso, o índice de hospitalizações por GEA reduziu progressivamente ao longo dos últimos quatro anos em nosso estado. Além disso, constatou-se um considerável número de exemplares positivos para norovírus, que se destaca do quantitativo encontrado para rotavírus entre as amostras analisadas. Espera-se conhecer os genótipos prevalentes desses vírus entéricos na população estudada e assim contribuir para a construção de dados epidemiológicos regionais.

Presidente - 1897681 - LUCIANE MORENO STORTI DE MELO
Interno - 2026761 - MARCUS VINICIUS DE ARAGAO BATISTA
Externo ao Programa - 1690189 - EDILSON DIVINO DE ARAUJO

Notícia cadastrada em: 21/08/2017 15:34