Banca de DEFESA: MARINA FREIRE DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINA FREIRE DE SOUZA
DATA: 28/02/2020
LOCAL: Didática VII; Sala 201
TÍTULO: ALTERAÇÕES MOTORAS, NA MEMÓRIA E ANSIEDADE ASSOCIADOS AO DESBALANÇO DOPAMINÉRGICO E BDNF APÓS EXPOSIÇÃO REPETIDA DE DELTAMETRINA EM RATOS.
PALAVRAS-CHAVES: Deltametrina; Movimento; Cognição e Parkinsonismo
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia

A Deltametrina (DM) é um piretróide do tipo II usado no controle de pragas, nasaúde pública, no ambiente doméstico e no controle de vetores. Acredita-se sercausador de danos no sistema nervoso e pode ser associado a doençasneurodegenerativas. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar asalterações motoras e cognitivas associadas ao desbalanço dopaminérgico eBDNF após a exposição repetida de deltametrina em ratos. Foram utilizados 80ratos Wistar (9 e 10 meses), adquiridos do Biotério Setorial do Departamentode Fisiologia da Universidade Federal de Sergipe; os procedimentos foramaprovados pelo Comitê de ética em pesquisa animal (protocolo de nº 19/2017).O trabalho foi dividido em 2 experimentos: inalação e infusãointracerebroventricular (i.c.v) de DM. No experimento 1, os animais foramdivididos em 4 grupos: controle (CTR, solução salina 0,9%), DM2 (2 mg de DMem 1,6 mL de solução salina 0,9%); DM4 (4 mg de DM em 1,6 mL de soluçãosalina 0,9%) e DM8 (8 mg de DM em 1,6 mL de solução salina 0,9%). Foramrealizadas 9 ou 15 inalações, uma a cada 48 horas. Metade dos animais decada grupo foi randomicamente selecionada e perfundidos 24 horas após a 9ªou 15ª inalação. Ao longo do experimento os animais foram submetidos aostestes de catalepsia, campo aberto, placa perfurada, Labirinto em Cruz ElevadoModificado e interação social. No experimento 2, os animais foram divididos em2 grupos: controle (CTR, solução salina 0,9%) e DM (tratados com 5 µg de DMem 2 µL de solução salina 0,9%). Foram realizadas 6 injeções i.c.v., uma acada 48 horas. Metade dos animais de cada grupo foi randomicamenteselecionada e perfundidos 24 horas ou 16 dias após a sexta injeção. Ao longodo experimento os animais foram submetidos aos testes de catalepsia, campoaberto, discriminação olfativa, placa perfurada, interação social e Teste doNado Forçado. Ao final dos experimentos, os cérebros dos animais foramsubmetidos a imuno-histoquímica para Tirosina Hidroxilase (TH) e para o FatorNeurotrófico derivado do cérebro (BDNF) em diferentes áreas. Nos doisexperimentos, foram observadas alterações comportamentais, sendo na etapa1 esse efeito dependente da dose. No experimento 1, os animais que foramperfundidos após a 9ª inalação de DM, foi observada uma redução daimunorreatividade para TH em áreas motoras e um aumento de BDNF noestriado dorsal (DS) e em áreas hipocampais. 24 horas após a 15ª inalaçãohouve redução de TH na Substância negra parte compacta (SNpc) e áreategmental ventral (VTA) e redução de BDNF dos animais do grupo DM8comparados ao grupo CTR, no DS e CA1. No experimento 2, os resultadospara TH foram semelhantes aos observados no experimento 1. Entretanto,para BDNF, 24 horas após a última injeção i.c.v., os animais tratados com DMapresentaram redução da imunorreatividade no DS e aumento dessa marcaçãonas áreas hipocampais CA1, CA3 e GD. 16 dias após a 6ª injeção, houve umaumento do BDNF em todas áreas avaliadas quando comparados ao grupoCTR. As alterações motoras e cognitivas e neuroquímicas induzidas pela DM édependente da via utilizada e do regime de exposição adotado e assemelha-seao que ocorre em doenças neurodegenerativas.

Interno - 1199629 - CARLA MARIA LINS DE VASCONCELOS
Interno - 1698148 - ENILTON APARECIDO CAMARGO
Presidente - 1763997 - JOSE RONALDO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2869764 - MÔNICA SANTOS DE MELO