Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTO WAGNER SANTOS MACIEL
DATA: 30/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/huo-iwzv-dbt
TÍTULO: VGLGUI: Uma interface gráfica de programação visual para a biblioteca VisionGL
PALAVRAS-CHAVES: Processamento de Imagens, Programação visual, Processamento paralelo, OpenCL.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Processamento Gráfico (Graphics)
RESUMO:
Imagens médicas são usadas em clínicas para apoiar o diagnóstico e o tratamento de doenças. O desenvolvimento de algoritmos de visão computacional eficazes para o processamento de imagens é uma tarefa desafiadora que requer uma quantidade significativa de tempo investido na fase de prototipagem. Existem sistemas de programação visual que buscam facilitar a prototipagem. Outros sistemas que permitem o processamento paralelo tentam possibilitar o tratamento de conjuntos de dados de imagens muito grandes que demandam um alto tempo de execução. Os sistemas de fluxo de trabalho, por outro lado, tornaram-se ferramentas populares, pois permitem desenvolver algoritmos como uma coleção de blocos de função, que podem ser vinculados graficamente a pipelines de entrada e saída. Isso ajuda a reduzir a curva de aprendizado para programadores iniciantes. Por fim, existem sistemas que facilitam a programação e aumentam a produtividade por meio da geração automática de código. VisionGL é uma biblioteca de código aberto que facilita a programação por meio da geração automática de código wrapper C ++. O código wrapper é responsável por chamar funções de processamento paralelo de images ou shaders em CPUs usando OpenCL e em GPUs usando OpenCL, GLSL e CUDA. VGLGUI é uma interface gráfica de usuário para processamento de imagem que permitirá a programação de fluxo de trabalho visual para processamento paralelo e distribuído de imagens, por meio de funções VisionGL para geração automática de código wrapper e otimização de transferências de imagem entre RAM e GPU. Esta pesquisa tem por objetivo apresentar a descrição da arquitetura em múltiplas visualizações, utilizando o padrão arquitetônico ISO / IEC / IEEE 42010: 2011, o 4 + 1 View Model of Software Architecture e a Unified Modeling Language (UML). Tem como objetivo, também, a descrição e criação do interpretador de workflow da VGLGUI, e demonstração dos resultados de dois pipelines de processamento de imagem em duas plataformas diferentes: com a linguagem Python usando a biblioteca OpenCV rodando na CPU, e; com o interpretador da VGLGUI rodando na GPU.