A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: LUIS ANTONIO DOS SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIS ANTONIO DOS SANTOS SILVA
DATA: 31/08/2021
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/ikj-wehd-nyt
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL UTILIZANDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS APRESENTANDO CONCEITOS DA EMPATIA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA
PALAVRAS-CHAVES: Empatia, Ensino Fundamental, História, Histórias em Quadrinhos, Pensamento Computacional.
PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

O século XXI trouxe novos desafios para a Educação. Um desses desafios foi o avanço da tecnologia, que possibilitou verdadeiras mudanças mercadológicas e de empregabilidade. Essas mudanças têm o potencial de se estender para os séculos vindouros e também se refletem no currículo escolar dos estudantes, já que mudanças mercadológicas podem impactar diretamente no currículo escolar e assim, na formação dos profissionais do futuro, pois os estudantes estarão sendo formados para profissões que ainda surgirão. Por isso, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) lista as competências gerais que devem ser desenvolvidas na Educação Básica brasileira para construção de conhecimento, desenvolvimento de habilidades e formação de valores. As competências gerais da BNCC estão em conformidade com as cinco competências para o século XXI (Pensamento Crítico, Colaboração, Criatividade, Resolução de Problemas e Pensamento), com destaque para o Pensamento Computacional (PC), citado também pela BNCC, já que o PC visa à resolução e formulação de problemas em contextos diversos, assim o PC pode ajudar na apresentação de conceitos da Empatia, habilidade que está diretamente ligada a melhora de resultados acadêmicos e regulação da interação social. Sendo assim, a motivação para esta dissertação é a necessidade de preparação das crianças e jovens para um mercado de trabalho ainda incerto impactando na necessidade do desenvolvimento de habilidades/competências indispensáveis para o século XXI, tendo em vista o surgimento de novas profissões e, com esse intuito, esta dissertação propõe a criação de evidências para verificar o desenvolvimento do PC com a utilização de HQs, na disciplina de História na apresentação de conceitos da Empatia para alunos do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo, alguns artefatos (Histórias em Quadrinhos) foram elaborados e com a realização do experimento com a participação de 12 alunos, os quais são do 5º ano com idade média de 10,58 durante 8 semanas foi possível aferir, aplicando o Computational Thinking Test (CTt), a diminuição da média do grupo de controle e o crescimento na distribuição da média no grupo experimental, com um percentual de -7,72% para o grupo de controle e de 7,88% para o grupo experimental. Os resultados provenientes da análise referente ao teste de Conceitos da Empatia evidenciam uma diminuição na média do grupo de controle (4,84%) e no grupo experimental (14,51%). Embora com o aumento para o grupo experimental ao aferir o desenvolvimento do PC , o p-valor encontrado após o Teste t Student Pareado não alcançou uma significância estatística e acredita-se que o pequeno tamanho da amostra impacta negativamente na significância estatística.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1708360 - MARIA AUGUSTA SILVEIRA NETTO NUNES
Interno - 1912807 - GILTON JOSÉ FERREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - PATRICIA CABRAL DE AZEVEDO RESTELLI TEDESCO

Notícia cadastrada em: 10/08/2021 10:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19072-44d7c5951a