Banca de DEFESA: ALANA LUCIA SOUZA OLIVEIRA

DISCENTE: ALANA LUCIA SOUZA OLIVEIRA
DATA: 29/07/2021
LOCAL: meet.google.com/tsj-bwzy-poc
TÍTULO: UM CHATBOT PSICOEDUCATIVO PARA ELUCIDAR E DIMINUIR SINTOMAS DE ANSIEDADE, RUMINAÇÃO E DEPRESSÃO
PALAVRAS-CHAVES: Chatbot, Psicologia, Depressão, Ruminação, Experimentação.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação

Contexto: Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a segunda principal causa de morte de jovens de 15 a 28 anos, o que geralmente pode ter sido resultado de um transtorno depressivo ou de ansiedade. Com a pandemia da Covid-19 e um novo mundo em surgimento, o isolamento social poderá confirmar e incrementar estes números, exigindo alternativas para atendimento, educação e apoio automáticos e escaláveis aos jovens, tais como os Chatbots. Objetivo: Construir e avaliar um Chatbot que dialoga com adolescentes e universitários, com o objetivo de disseminar a saúde mental e melhorar os sintomas de depressão, ansiedade e ideações suicidas. Método: Um Chatbot foi criado, com diálogos baseados na Terapia Cognitivo Comportamental Focada na Ruminação (RFCBT) e em um modelo de alfabetização emocional, os quais se concentram em observar a interação entre sentimentos e ações do pensamento. Para avaliações, foram realizados dois experimentos controlados, um com adolescentes e outro com universitários, analisados e autorizados pelo Comitê de Ética, bem como com base em protocolos e testes padronizados pela área de psicologia. Resultados: Chatbot Rumi para população brasileira que, após utilização, em se tratando de Ruminação, obteve uma diferença significativa em relação ao estado inicial dos adolescentes, com um p-value de 0,014, evidenciando uma diminuição desses sintomas. No que concerne aos universitários, houve uma diferença significativa para os sintomas de Ruminação, Ansiedade e Depressão, com um p-value menor que 0,05. Conclusão: Um chatbot com terapias psicológicas dirigido à estratégia de psicoeducação pode auxiliar a combater os sentimentos de ansiedade, depressão e ruminação.

Presidente - 2227110 - METHANIAS COLACO RODRIGUES JUNIOR
Interno - 1194034 - LEONARDO NOGUEIRA MATOS