Banca de DEFESA: DANILO FERREIRA NEVES

DISCENTE: DANILO FERREIRA NEVES
DATA: 30/04/2021
LOCAL: meet.google.com/twt-raaw-ihu
TÍTULO: UM AMBIENTE DEMOCRÁTICO E COLABORATIVO PARA PROMOÇÃO DO ENGAJAMENTO CIVIL E DO CONTROLE SOCIAL DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
PALAVRAS-CHAVES: Colaboração, Educação, Controle Social
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação

Contexto: Ferramentas para controle social vêm sendo utilizadas, por diversos governos, como forma de promover o engajamento civil, a transparência e o combate à corrupção. Mirando esses benefícios, a Duca, uma plataforma de controle social no âmbito escolar, habilitou um canal de manifestação direta entre a comunidade, gestão escolar e os órgãos fiscalizadores do Estado de Sergipe. Contudo, assim como boa parte das ferramentas desse cenário, a Duca não provia recursos colaborativos eficientes que permitissem uma interação contínua entre os envolvidos. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo geral a concepção e avaliação qualitativa de um ambiente colaborativo que integrasse um aplicativo de Controle Social da Educação Pública, a Duca, viabilizando transparência e feedback das ações tomadas pelos órgãos gestores e reguladores da Educação. Método: O trabalho seguiu o método de pesquisa-ação, para desenvolver e avaliar a plataforma. No primeiro ciclo, foi realizada uma Revisão Quasi-Sistemática de Literatura, para identificar abordagens com propostas semelhantes à Duca e para desenvolver o módulo colaborativo. No segundo e terceiro ciclos, foram realizadas rodadas de avaliação da plataforma com participantes da comunidade, gestão escolar e membros dos órgãos fiscais. Resultados: Para o estado da arte, foram identificadas três ferramentas de controle social que pertencem ao contexto educacional, são elas: MyUniversity, Universidade Conectada e Liberopinion. Além disso, a Revisão evidenciou uma lacuna: nenhuma das ferramentas identificadas tinha como público-alvo crianças ou adolescentes. Com as avaliações cíclicas da pesquisa-ação, das quais participaram um total de 49 pessoas, entre membros da comunidade e gestão escolares (42), e órgãos reguladores (7), foi possível confirmar a efetividade da plataforma sob o aspecto colaborativo. A Duca foi considerada adequada por 48 dos 49 participantes. Conclusão: Após ser analisado o estado da arte, evidenciou-se que a Duca se enquadra nas propostas de funcionalidades e estratégias defendidas pela literatura para ferramentas de controle social na educação. Com a avaliação por parte da comunidade, da gestão e dos órgãos fiscalizadores, pôde ser constatado que a Duca está alinhada aos aspectos colaborativos fundamentais: político, técnico e social.

Presidente - 2227110 - METHANIAS COLACO RODRIGUES JUNIOR
Interno - 2034713 - KALIL ARAUJO BISPO