Banca de DEFESA: FELIPE FAUSTINO DE SOUZA

DISCENTE: FELIPE FAUSTINO DE SOUZA
DATA: 25/02/2021
LOCAL: https://meet.google.com/yuj-gjgh-iku
TÍTULO: ENSINANDO PENSAMENTO COMPUTACIONAL UTILIZANDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE PRÁTICAS MINDFULNESS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PALAVRAS-CHAVES: Pensamento Computacional, Mindfulness, Histórias em Quadrinhos, Educação Física, Ensino Fundamental.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação

A Educação atual enfrenta novos desafios e como resposta a esse cenário inovador modificações que contemplem as exigências de formação refletem as necessidades mercadológicas e de empregabilidade atuais do século XXI e vindouros. Desta forma, se faz necessário o desenvolvimento de competências para a Educação Básica listadas pela BNCC que estão em concordância com as cinco competências /habilidades para o século XXI (Pensamento Crítico, Colaboração, Criatividade, Resolução de Problemas e Pensamento Computacional) e em particular, o Pensamento Computacional (PC), habilidade essa classificada como fundamental. No entanto, a falta de atenção em sala de aula está relacionada com as dificuldades de aprendizagem e a prática Mindfulness aponta melhorias na atenção, no desenvolvimento social e emocional. Sendo assim, a motivação para esta dissertação é a necessidade de preparação das crianças e jovens para um mercado de trabalho ainda incerto impactando na urgência no desenvolvimento das habilidades/competências indispensáveis para o século XXI e, com esse intuito, esta dissertação propõe a criação de evidências para verificar a eficiência do ensino de PC com a utilização de HQs, na disciplina de Educação Física por meio de práticas Mindfulness para alunos do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo artefatos foram elaborados e com a realização do experimento com a participação de 26 alunos do 6º ao 9º ano com idade média de 13,69 durante 5 semanas foi possível aferir, sobre o teste de PC (CTt), o crescimento na distribuição das médias em ambos o grupo, com um percentual de 9,86% para o grupo experimental e de 5,37% para o grupo controle. Os resultados provenientes da análise referente ao teste de Mindfulness (MAAS) demonstraram um aumento na distribuição das médias em ambos os grupos, experimental (4,44%) e controle (2,7%). Embora com o maior aumento para o grupo experimental, o pequeno tamanho da amostra impacta negativamente na significância estatística.

Presidente - 1708360 - MARIA AUGUSTA SILVEIRA NETTO NUNES
Interno - 2217866 - ROGERIO PATRICIO CHAGAS DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - CHRISTIAN PUHLMANN BRACKMANN

Notícia cadastrada em: 02/02/2021 11:49