Banca de DEFESA: WALTER DO ESPIRITO SANTO

DISCENTE: WALTER DO ESPIRITO SANTO
DATA: 09/12/2019
LOCAL: Sala de seminários do prédio novo do DCOMP
TÍTULO: Uma arquitetura de micro-PaaS para fog computing: Orquestração baseada em container para aplicações IoT utilizando single board computer
PALAVRAS-CHAVES: Fog Computing, Orchestration, Cluster, Container, Single Board Computing
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Arquitetura de Sistemas de Computação

A Internet das Coisas (IoT) é um paradigma de tecnologia emergente em que sensores onipresentes monitoram, infraestruturas físicas, ambientes e pessoas em tempo real para que sejam tomadas decisões que melhorem a eficiência e a confiabilidade dos sistemas adicionando conforto e qualidade de vida à sociedade. Nesse sentido, existem questões como a limitação de recursos computacionais, latência elevada e diferentes requisitos de QoS, relacionados aos dispositivos IoT e que acabam movendo tecnologias cloud em direção a fog computing, e à adoção de soluções de virtualização leve, como as tecnologias baseadas em containers para atender às diversas necessidades de diferentes domínios. O presente estudo, tem como objetivo propor e implementar uma arquitetura de micro-PaaS para fog computing, em cluster de plataforma single board computer (SBC), para orquestração de aplicações utilizando containers, aplicada à Internet das Coisas e que atendam a critérios de QoS, como, por exemplo, alta disponibilidade, escalabilidade, balanceamento de carga e latência. A partir do modelo proposto, a micro-PaaS Fog foi implementada com tecnologia de virtualização em containers utilizando serviços de orquestração em um cluster formado por Raspberry Pi para monitoramento inteligente do consumo de água e energia em pontos focais do Instituto Federal de Sergipe Campus Lagarto. Os resultados mostraram que é possível implementar uma micro- PaaS Fog performática a um custo total de propriedade (TCO) equivalente a 23% de uma plataforma como serviço (PaaS) pública, latência média entre mote e a fog de 26ms e tempo médio de recuperação de falhas de 1,33 segundos levando-se em consideração um intervalo de confiança (IC) de 95%. Esta pesquisa também contribuiu com um mapeamento sistemático para identificação das principais características e requisitos para orquestração eficiente em ambientes fog computing por meio de um estudo comparativo das métricas, heterogeneidade, gerenciamento de QoS, escalabilidade, mobilidade, federação e interoperabilidade. Por fim concluímos o trabalho apresentado as limitações, dificuldades encontradas e promissoras direções de pesquisas para trabalhos futuros.

Presidente - 3153614 - ADMILSON DE RIBAMAR LIMA RIBEIRO
Interno - 1692341 - EDWARD DAVID MORENO ORDONEZ
Interno - 024.224.885-36 - RUBENS DE SOUZA MATOS JUNIOR
Externo à Instituição - ADENAUER CORRÊA YAMIN