Banca de DEFESA: ADAUTO CAVALCANTE MENEZES

DISCENTE: ADAUTO CAVALCANTE MENEZES
DATA: 09/04/2018
LOCAL: Sala de seminários do DCOMP
TÍTULO: Uma Abordagem para Análise de Desempenho e Eficiência Energética em Dispositivos Embarcados com uso do Asterisk
PALAVRAS-CHAVES: Asterisk, Sistemas Embarcados, Análise de Desempenho, Eficiência Energética.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Arquitetura de Sistemas de Computação

A comunicação por voz sobre IP (VoIP) dominará o mundo da computação nos próximos anos.Para realizar a transmissão VoIP, faz-se necessário a codificação e decodificação da voz. Esseprocesso consome os principais recursos computacionais, como o processador e memória. Asindústrias das telecomunicações disponibilizam equipamentos com valores elevados, o que tornao acesso a essa tecnologia ainda bastante restrito. Dispositivos embarcados executam sistemascom alto complexo de criticidade. O software livre de comunicação por voz sobre IP Asterisk temcomo principal função implementar todas as funcionalidades de uma central telefônica. Trata-sede uma alternativa viável para utilizar em dispositivos embarcados. Essas tecnologias prometemreduzir custos e maximizar resultados. Esta dissertação realiza uma análise de desempenho emtrês dispositivos embarcados modernos (Raspberry Pi 3, Orange Pi Plus 2 e Banana Pi M3), comuso do sistema de comunicação por voz sobre IP Asterisk. A análise de desempenho consisteem aferir o jitter, delay e vazão, assim como o quantitativo de chamadas simultâneas suportadasem cada dispositivo com os protocolos SIP e IAX2 com os CODEC’S G.711a, G.711u, Gsm,Speex, Ilbc, G.722, e em paralelo, monitorar o consumo de memória RAM, processamento eenergia. Os resultados mostram que os dispositivos Raspberry Pi 3 e Banana Pi M3 suportamde forma satisfatória um elevado número de chamadas simultâneas com consumo de memória,processamento e energia moderado. Todavia, o dispositivo Orange Pi Plus 2 demostrou elevadoconsumo de processamento.

Presidente - 3153614 - ADMILSON DE RIBAMAR LIMA RIBEIRO
Interno - 1287477 - RICARDO JOSE PAIVA DE BRITTO SALGUEIRO
Interno - 1692341 - EDWARD DAVID MORENO ORDONEZ
Externo à Instituição - CARLOS HUMBERTO LLANOS QUINTERO