Banca de DEFESA: GALILEU SANTOS DE JESUS

DISCENTE: GALILEU SANTOS DE JESUS
DATA: 24/01/2018
LOCAL: Sala de Seminários DComp/UFS
TÍTULO: Uma abordagem para auxiliar a correção de erros de programadores iniciantes
PALAVRAS-CHAVES: juiz on-line, dicas de programação para iniciantes, ensino de programação, erros de sintaxe ou erros de execução em python, programação de computadores
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem integrados a outras ferramentas, como juízes on-line, surgem como uma possibilidade de amenizar a carência de práticas laboratoriais em cursos presenciais, além de poder apoiar atividades práticas em cursos semipresenciais, a distância e em MOOC’s, assim como dar suporte aos docentes e diminuir os índices de reprovação em disciplinas iniciais de ensino de programação. Porém, nem sempre os juízes on-line fornecem o feedback apropriado ou entendível pelo aluno, isto é, normalmente não fornecem dicas ao aluno de como melhorar ou alcançar uma solução válida. Ao observar turmas iniciais, verifica-se que frequentemente são apresentadas as mesmas dicas, já que os alunos costumam errar muito em um mesmo ponto ou por uma mesma razão. Este trabalho apresenta uma proposta para apoiar o ensino-aprendizagem de programação de computadores, aprimorando o juiz on-line The Huxley através da capacidade de produzir mensagens de feedback que sejam facilmente compreendidas pelos aprendizes de disciplinas iniciais de programação, norteando-os sobre os erros de sintaxe apresentados ao realizar uma submissão ao juiz on-line. Também foi feito um estudo de caso com turmas de graduação para avaliar esta abordagem, através de um experimento controlado, assim como sua análise com testes estatísticos para confirmação de hipótese, onde o estudo concluiu que a abordagem aumentou a capacidade de corrigir erros, além de guiá-los mais enfaticamente, principalmente entre alunos com baixo domínio da língua inglesa e que lograram êxito na disciplina inicial de programação.

Presidente - 1335451 - ALBERTO COSTA NETO
Interno - 426620 - LEILA MACIEL DE ALMEIDA E SILVA