Banca de DEFESA: CIARIA DE AGUIAR FREITAS VARJAO

DISCENTE: CIARIA DE AGUIAR FREITAS VARJAO
DATA: 15/12/2020
LOCAL: De forma remota - Google Meet
TÍTULO: LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER? INSERÇÃO, FORMAÇÃO E TRABALHO DAS DOCENTES EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS NO CAMPUS DO SERTÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.
PALAVRAS-CHAVES: Mulheres; Ciências; Universidade; Gênero
ÁREA: Antropologia

O presente estudo tem por objetivo compreender como mulheres docentes dos quatro cursos das ciências agrárias: agroindústria, zootecnia, agronomia e medicina veterinária, que constituem, atualmente, o Campus do Sertão (Campusser) da Universidade Federal de Sergipe, inserem-se e vivenciam o seu processo de formação, trabalho e permanência na universidade. Para tanto, focalizo nas performances de mulheres docentes e cientistas, nas estratégias adotadas por elas para entrarem e permanecerem na Universidade, bem como, nas sociabilidades destas, tanto dentro quanto fora do Campusser, com ênfase nas dimensões de gênero. Metodologicamente, realizei pesquisas documentais, observaçãoparticipante, registros em diário de campo e entrevistas individuais com interlocutoras do Campusser. Os resultados expressam a importância das contribuições das mulheres desse Campus para as ciências agrárias, área que surgiu no Brasil, sem a presença feminina, revelando que suas trajetórias no mundo acadêmico, embora sejam marcadas por violências explícitas e simbólicas e por barreiras para ascenderem em suas carreiras, levam as interlocutoras a se posicionarem, de formas singulares, como uma maneira de romper as assimetrias de gênero no ambiente universitário.

Externo à Instituição - ELISETE SCHWADE
Externo ao Programa - 2433702 - MARCOS RIBEIRO DE MELO
Interno - 2656626 - MARCOS SANTANA DE SOUZA
Presidente - 2455575 - PATRICIA ROSALBA SALVADOR MOURA COSTA