Banca de DEFESA: TATIANA SILVA SALES

DISCENTE: TATIANA SILVA SALES
DATA: 30/08/2018
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: Intelectuais e "folclore" em Sergipe: um estudo sobre a Comissão Sergipana de Folclore (1948-1976)
PALAVRAS-CHAVES: Comissão Sergipana de Folclore, folclore, intelectuais.
ÁREA: Antropologia

A Comissão Sergipana de Folclore – CSF, objeto de estudo desta pesquisa, é criada em 1948 como uma iniciativa do “movimento folclórico” brasileiro institucionalizado através da Comissão Nacional de Folclore, criada em 1947 como resposta às iniciativas de promoção à paz e à diversidade empreendidas pela UNESCO no período conhecido como pós-guerra. A CSF reuniu uma plêiade de intelectuais ao longo dos seus setenta anos de existência. Muitos deles estiveram ligados a outras instituições culturais sergipanas, como a Academia Sergipana de Letras, o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, a Universidade Federal de Sergipe, a Secretaria de Estado da Cultura, o Instituto de Música, a Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe e a Sociedade de Cultura Artística de Sergipe. Dessa maneira, algumas questões apresentam-se como bastante pertinentes a este trabalho: identificar quem foram esses profissionais ligados à CSF e que tiveram ação considerada expressiva dentro da instituição ao longo de sua existência e nas ações que empreenderam; que espaços ocuparam; por que o folclore é escolhido como “causa” por esse grupo social e como se deu sua articulação com a orientação das políticas de defesa do folclore brasileiro em associação com as esferas estatais local e federal. Além disso, que concepções de folclore foram construídas e difundidas a partir desses atores em seus “lugares de fala”. Com isso, nosso objetivo é traçar uma abordagem que auxilie na ampliação do entendimento do que é concebido como folclore em Sergipe - posto que se apresenta como categoria social e historicamente construída - por meio da contribuição dos intelectuais que fizeram parte da CSF. Desta forma, estruturamos este trabalho em três capítulos, de maneira a fornecer uma contribuição à trajetória dos estudos de folclore em Sergipe. Tal abordagem visa realizar uma inserção sócio-histórica em grupos que pensaram e fizeram usos das categorias de “folclore”, “cultura popular”, “povo” e “política”. Por fim, nas considerações finais, procuramos demonstrar como a pesquisa se mostra relevante para compreendermos como indivíduos pertencentes à Comissão Sergipana de Folclore contribuíram, com essas concepções, para a institucionalização dos chamados “estudos de folclore” em Sergipe. Essa contribuição pode ser vista como uma tradução de diversos níveis de articulações relevantes entre instituições da sociedade civil, órgãos do poder público e universidade, para conferir ao folclore status por meio de diferentes abordagens dentro da própria CSF: “saber do povo”, “tradição”, “essência” que deveria ser pesquisada, compreendida, divulgada, preservada e mantida como expressão viva da “cultura” e “identidade” sergipanas.

Externo ao Programa - 3359639 - IVAN FONTES BARBOSA
Interno - 027.020.824-08 - LEONARDO LEAL ESTEVES
Presidente - 1195417 - WILSON JOSE FERREIRA DE OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 14/08/2018 12:14