Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAINAH MORAIS LAGO
DATA: 31/05/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Prof. Alexandre Felizola Diniz - DID II, pavimento superior
TÍTULO: MORTES POSSÍVEIS: ANÃLISE DE MANIFESTAÇÕES DA MORTE NO CINEMA DOCUMENTÁRIO OCIDENTAL
PALAVRAS-CHAVES: morte; documentário; ética.
PÁGINAS: 145
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
SUBÁREA: Antropologia Urbana
RESUMO:
Esta pesquisa consiste em um estudo sobre as manifestações da morte no cinema documentário ocidental contemporâneo. As obras fílmicas aqui selecionadas apresentam diferentes enfoques sobre a mortalidade, abordando desde a morte do outro, marcado pela alteridade cultural em relação ao cineasta, até a morte de si, inserida em um contexto familiar aos realizadores. O exame empreendido sobre esse conjunto de filmes se alicerça sobre dois elementos fundamentais no campo desse gênero cinematográfico: o primeiro é a questão da inserção da obra em um espaço ético sancionado pela sociedade, e o segundo é referente à indexação do conteúdo fílmico como assertivo. A manifestação visual da morte documentada aponta para um espaço constituído por relações sociais concretas que constroem uma base ética própria, conferindo problematizações de ordem moral aos atos de produzir e/ou assistir tais imagens. É importante esclarecer que a representação visual da morte é realizada através dos seus dois correlatos: a violência - praticada contra o corpo vivo - e o cadáver, e que esses dois elementos estão associados ao termo, quando for referido neste trabalho. As concepções de morte atuam na estruturação dos meios de vida e, a partir desta noção, são retomados dados históricos sobre a iconografia da morte na sociedade ocidental, a partir do período medieval até os dias atuais. O percurso desta trajetória da confrontação do homem com sua condição de mortal, revelada através dos diferentes meios de apropriação da morte referentes a grupos sócio-históricos específicos, possibilita a percepção das noções atuais associadas ao tema como resultado de uma construção histórica, e não como sistematizações absolutas. Partindo do princípio de que a antropologia percebe o cinema como um produto cultural, as manifestações da imagem-intensa da morte no documentário são entendidas como registros das particularidades da nossa cultura acerca desta temática, constituindo um campo importante para a pesquisa antropológica.