Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYLINI SOBRAL BARBOZA
DATA: 19/03/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Ciências Sociais
TÍTULO: SARABAND: O HABITUS SUECO NA OBRA DE INGMAR BERGMAN
PALAVRAS-CHAVES: Ingmar Bergman; Suécia; Habitus
PÁGINAS: 129
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO:
Esta pesquisa analisou o processo de construção do habitus sueco que IngmarBergman apreendeu e evidenciou em sua obra cinematográfica, particularmente no filme“Saraband” (2003). Para a realização dessa análise, ancoro-me em uma metodologia denatureza etnográfica, na qual busco levantar e analisar determinados padrões decomportamento, linguagens e crenças do povo sueco, para mapear o cenário sociocultural noqual Bergman estava imerso. Destarte, meu aporte teórico-metodológico para fazer ainterlocução entre a sociedade sueca e o cineasta, através da película “Saraband”, são osconceitos de Norbert Elias (1993,1994, 1995, 1997, 2001, 2006, 2011): Configuração,individuação e habitus. A fiz nos primeiros dois capítulos uma revisão bibliográfica ehistórica sobre Bergman e sobre a Suécia, para depois adentrar no terceiro capítulo sobre aanálise do filme à luz das informações apresentadas e da teoria processual de Elias. Nestaanalise pude constatar como a relação de interdependência entre indivíduo e sociedade é refletida no filme.