Banca de DEFESA: LINCOLN HUDSON ACIOLI DE ARAUJO LIMA

DISCENTE: LINCOLN HUDSON ACIOLI DE ARAUJO LIMA
DATA: 04/02/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: APLICAÇÃO DE TÉCNICAS ULTRASSÔNICAS AVANÇADAS PARA INSPEÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE NA SOLDAGEM CIRCUNFERENCIAL DE DUTOS
PALAVRAS-CHAVES: Minerodutos, Ensaios Não Destrutivos, Integridade Estrutural.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica

A soldagem de campo (circunferencial) é um dos gargalos tecnológicos relacionados à montagem de dutos para o transporte de minério. Frequentemente, a escolha entre processos de soldagem e inspeção para controle de qualidade determinam a viabilidade de utilização da estrutura. Desde os primórdios da utilização de dutos de aço (~1940) a
radiografia vem sendo empregada como técnica de inspeção de soldas circunferenciais, garantindo portabilidade, capacidade de detecção de defeitos volumétricos e de inspeção de geometrias complexas. Porém, o uso de radiações nocivas à saúde humana demanda a adoção de rigorosos planos de segurança, atrasando o processo de montagem do duto. Neste trabalho foi analisado o potencial de aplicabilidade da técnica de inspeção por Ultrassom Avançado para a inspeção de soldas circunferenciais em dutos fabricados em aço API 5L Gr X70. Além de elevar a velocidade de análise, as técnicas ultrassônicas mostraram grande sensibilidade para a detecção e caracterização de defeitos internos, aumentando o índice de rejeição de 6% para 28% das soldas analisadas. Estes resultados, apesar de gerarem mais retrabalho na obra, são benéficos para a segurança e manutenção da integridade estrutural do mineroduto.

Presidente - 2016178 - CARLOS OTAVIO DAMAS MARTINS
Interno - 358689 - SANDRO GRIZA
Externo à Instituição - SÉRGIO DAMASCENO SOARES

Notícia cadastrada em: 25/01/2022 13:58