Banca de DEFESA: GUSTAVO DÓRIA LIMA

DISCENTE: GUSTAVO DÓRIA LIMA
DATA: 01/02/2019
LOCAL: Miniauditório do P²CEM
TÍTULO: INFLUÊNCIA DA DURAÇÃO DA OXIDAÇÃO TÉRMICA NO COMPORTAMENTO À FADIGA DA LIGA Ti-6AL-4V
PALAVRAS-CHAVES: Titânio; Ti-6Al-4V; Fadiga; Oxidação Térmica
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica

A oxidação térmica de ligas de titânio é uma técnica estudada para melhorar o desempenho tribológico, apesar das evidências de perda de desempenho em fadiga. O tratamento de oxidação térmica da liga Ti-6Al-4V foi realizado ao ar a 600 °C durante 2, 5 e 10 h. O comportamento à fadiga foi analisado e comparado com a condição não tratada. Foi feita caracterização através de análise por microscopia ótica e eletrônica, difração de raios-x, microdureza e medição da rugosidade. Os resultados do DRX demonstraram crescimento dos picos de rutilo ao elevar o tempo de tratamento até 10 h. Observou-se, também, elevação da microdureza e da rugosidade ao elevar o tempo de tratamento até 10 h. Verificou-se um aumento na espessura média da camada formada de 0,12 µm para 1,09 µm ao elevar a duração do tratamento de 2 para 10 h. Os resultados apontaram redução de resistência a fadiga de 35 % para amostras oxidadas durante 2 h, 27 % para amostras oxidadas por 5 h e 29 % para as amostras tratadas durante 10 h, em relação ao ensaio com corpos de prova não submetidos ao tratamento. O efeito prejudicial causado pela camada formada após oxidação de 2 h foi tão danoso quanto o causado pela camada formada após 10 h, apesar da diferença entre as espessuras da camada. A morfologia encontrada nas amostras fraturadas indicou fragilização na superfície das amostras oxidadas, contribuindo para a nucleação de trincas iniciais na camada que favoreceram a propagação de fadiga, independendo da espessura de camada.

Externo ao Programa - 1504650 - ANDRE LUIZ DE MORAES COSTA
Interno - 1819778 - EDUARDO KIRINUS TENTARDINI