Banca de DEFESA: ANDREA MACLEYBIANE GOIS TAVARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREA MACLEYBIANE GOIS TAVARES
DATA: 16/09/2014
LOCAL: Miniauditório do P²CEM
TÍTULO: Estudo das Transformações de Fases, Propriedades Mecânicas e de Resistência à Corrosão em Ligas dos Sistemas Ti-Nb e Ti-Nb-Si para Apli
PALAVRAS-CHAVES: Transformações de Fases, Corrosão em Ligas dos Sistemas Ti-Nb e Ti-Nb-Si.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica

Elementos de liga como Nb e Si, tem sido adicionados ao Ti como uma alternativa na busca de novos materiais para implantes ortopédicos, visto que apresentam biocompatibilidade e favorecem a redução do módulo de elasticidade. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi investigar as transformações de fases, propriedades mecânicas e de resistencia à corrosão de ligas dos sistemas Ti-Nb e Ti-Nb-Si para aplicações biomédicas. Os resultados mostraram que a adição de Si foi efetiva na estabilização da fase β, o qual também atua como supressor de , além de produzir refinamento de grão. Em todas as amostras estudadas, os valores de dureza se elevaram com o aumento do teor de Si, enquanto que o módulo de elasticidade sofreu uma redução nas ligas dos grupos Ti-15Nb-xSi e Ti-35Nb-xSi; no entanto, para as amostras Ti-40Nb-xSi foi verificado um aumento de seus valores com a elevação do teor de Si. Menores módulos de elasticidade foram observados nas ligas Ti-35Nb-xSi resfriadas em água, para as quais foram realizados ensaios de tração e de resistência à corrosão. Foi observado que o aumento da concentração de Si também produziu um aumento na resistência mecânica das ligas, entretanto, a liga com 0,55% de Si, apresentou comportamento mecânico frágil atribuído a presença de silicetos, indicados como (Ti,Nb)3Si nos contornos de grãos. Os ensaios de corrosão mostraram que as ligas apresentaram uma alta resistência no meio estudado. Os resultados obtidos sugerem que as ligas Ti-35Nb-0,35Si apresenta a melhor combinação de propriedades: boa resistência mecânica, baixo módulo de elasticidade e excelente resistência à corrosão.

Interno - 1819778 - EDUARDO KIRINUS TENTARDINI
Externo à Instituição - MARCO ANTÔNIO DOS SANTOS