Banca de QUALIFICAÇÃO: LETÍCIA SANTOS

DISCENTE: LETÍCIA SANTOS
DATA: 04/10/2022
LOCAL: (Google Meet)
TÍTULO: ARGUMENTOS CORINGAS E A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA: A DIVULGAÇÃO DO CONCEITO POR REDES SOCIAIS E A INFLUÊNCIA NA AUTORIA DE TEXTOS DISSERTATIVOS-ARGUMENTATIVOS
PALAVRAS-CHAVES: Texto dissertativo-argumentativo. Técnicas argumentativas. Enem. Youtube.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Este projeto propõe analisar materiais comercializados em redes sociais que tem como criadoras professoras youtubers, e que apresentam modelos prontos de argumentação. Sendo assim, vamos investigar a influência desses manuais no comprometimento da autoria de possíveis pré-vestibulandos ao se valerem do uso de argumentos coringas na produção de textos dissertativos-argumentativos presentes na plataforma Brasil Escola e verificar, junto a professores(as) corretores(as) do ENEM, qual sua percepção em relação a esse uso e à influência de conteúdos digitais nesse tipo de produção textual. A pesquisa justifica-se pela preocupação com o uso desses argumentos coringas que, na nossa perspectiva, podem interferir na autoria e na argumentação dos alunos. A hipótese deste trabalho é de que os discentes, hoje, utilizam argumentos coringas em redações porque são influenciados por essas explicações vindas da internet, já que são nativos digitais e, por isso, se apropriam desse aprendizado mais autônomo. Para a realização deste projeto, vamos nos apropriar de discussões relacionadas à argumentação e à influência midiática, e utilizaremos, para a análise, os estudos de autores como Perelman e Olbrechts-Tyeca (2005), Possenti (2002), Bakhtin (2003), além dos estudos retóricos. Os resultados preliminares apontam que há uma relação entre os materiais com os textos dissertativos-argumentativos e que isso pode comprometer a autoria dos(as) vestibulandos(as).

Presidente - 2865742 - MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO
Interno - 1308591 - JOCENILSON RIBEIRO DOS SANTOS
Interno - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Externo à Instituição - GILVAN DA COSTA SANTANA