Banca de DEFESA: ANDRÉIA SILVA ARAUJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉIA SILVA ARAUJO
DATA: 23/05/2022
LOCAL: híbrida
TÍTULO: O uso variável dos pronomes tu, você e cê na função de sujeito: um estudo do padrão do comportamento referencial
PALAVRAS-CHAVES: Formas pronominais de 2ªPS; função referencial; variação linguística.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Sociolingüística e Dialetologia

As formas variantes tu, você e são utilizadas no português brasileiro tanto para se referir a referente determinado (interlocutor dêitico) quanto a referente indeterminado (a qualquer pessoa presente ou não no contexto comunicativo, incluindo o próprio locutor/falante). Os estudos variacionistas, desenvolvidos sobre esse fenômeno, analisam o tipo de referência como uma variável independente. No entanto, cada tipo de referência parece ter um comportamento de uma variável dependente, caracterizando-se como duas funções/regras de uso distintas para o fenômeno em questão, a saber: a referência determinada das formas variantes expressa a função de referência à segunda pessoa do singular e a referência indeterminada das formas variantes expressa a função de indeterminação do sujeito. Defendemos a tese de que os usos variáveis dos pronomes tu, você e estão relacionados à distinção do tipo de função referencial (determinada ou indeterminada), a qual interfere na proporção de distribuição das formas; sendo necessário que cada tipo de função referencial seja controlado como uma regra variável separada (dependente). A partir dos postulados teóricos da Sociolinguística Variacionista (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006 [1968]; LABOV, 2008 [1972]) em interface com a Pragmática (BROWN, GILMAN, 1980; BROWN, LEVINSON, 2011 [1987]) e com a Teoria da Acomodação (BELL, 1984, 2001; GILES, COUPLAND, COUPLAND, 1991), objetivamos analisar o padrão de comportamento das variantes tu, você e com referência determinada e indeterminada no falar de universitários, em duas situações de coleta de dados: em entrevistas sociolinguísticas e interações. Compõem o corpus de análise entrevistas sociolinguísticas (amostra Deslocamentos-UFS/ITA (2018)) e interações conduzidas (amostra Rede Social de Informantes Universitários de Itabaiana/SE (2013)). Para cada uma das regras variáveis em estudo, controlamos os efeitos das seguintes variáveis independentes: i) grau de intimidade entre os interlocutores; ii) relações (as)simétricas quanto ao sexo dos interlocutores; iii) turno de fala; iv) período do curso; v) sexo do falante; vi) deslocamento social; vii) tipo de amostra; viii) tipo de sequência discursiva; ix) tópico discursivo; x) tipo de discurso; xi) paralelismo formal e xii) efeito gatilho. Identificamos 3209 ocorrências dos pronomes sujeitos tu, você e no corpus analisado. Os resultados gerais demonstram que a variante você é a forma mais utilizada, tanto na função de referência determinada quanto indeterminada nas duas amostras analisadas; favorecimento este que ocorreu, principalmente, pelo grau de escolaridade dos informantes e pelo ambiente focalizado (uma universidade), os quais favorecem a atuação da dimensão de poder que propicia o uso da forma de maior prestígio na comunidade dentre as três formas variantes. Constatamos que o tipo de amostra interfere na distribuição de ocorrências das formas analisadas em cada função referencial: os usos da variante tu ocorreram apenas na regra de referência determinada em interações conduzidas (na fala de homens, em sequências injuntivas, em tópicos sobre vivências pessoais, em situações interacionais entre íntimos). Tais resultados apresentaram significância estatística, indiciando que o tipo de coleta interfere na distribuição das variantes e que há a atuação de duas regras variáveis (de referência determinada e de referência indeterminada) nos usos das formas variáveis estudadas. Quando o tipo de amostra é de entrevistas, os usos das formas pronominais ocorreram indiferentemente do tipo de referência. Estes resultados contribuem para o panorama das mudanças no paradigma pronominal do português brasileiro, e sugerem para a importância da diversificação de tipos de amostras linguísticas em análises de processos variáveis pragmaticamente motivados.

Presidente - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Interno - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Externo ao Programa - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA
Externo à Instituição - VALÉRIA VIANA SOUSA