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Banca de DEFESA: FLÁVIO PASSOS SANTANA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLÁVIO PASSOS SANTANA
DATA: 09/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: A INTERTEXTUALIDADE COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA: AS IMAGENS DISCURSIVAS DOS REALIZADORES DO 1º FESTIVAL DO M1NUTO DA UFS
PALAVRAS-CHAVES: Curta-metragem. Intertextualidade. Ethos. Estratégia Argumentativa. Festival do M1nuto.
PÁGINAS: 175
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

O objetivo basilar deste trabalho consiste em investigar como a intertextualidade pode ser utilizada como uma estratégia argumentativa para a construção do ethos. Para tanto, analisei os curtas-metragens dos realizadores do 1º Festival do M1NUTO da UFS, que teve como tema Estação Vigilância. Assim sendo, alvitrei-me a: i) analisar as relações intertextuais utilizadas nesses curtas e como elas dialogam entre si; ii) observar como se dão os ethé de seus realizadores em torno do que se entende por Estação Vigilância; iii) discutir as principais abordagens teóricas acerca dos estudos da Retórica e Argumentação no que concernem ao ethos e, também, sobre as discussões que giram em torno da intertextualidade atualmente. Para isso, aglutinei interdisciplinarmente aportes teóricos de diversos campos do saber: A Retórica Clássica (ARISTÓTELES [384-322 a. C.] 2011); a Nova Retórica (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA [1958] 2005); a Linguística Textual (KOCH, 2002, 2009), (KOCH; ELIAS, 2009, 2006, 2016), (KOCH; CUNHA-LIMA, 2011), (GENETTE, 1986), (KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2008), (MOZDZENSKI, 2012, 2013); os Estudos da Argumentação (AMOSSY, 2005, 2018), (MAINGUENEAU, 2005, 2020); e a Linguagem Cinematográfica (XAVIER, 2012), (PADOVAN, 2001), (MARTIN, [1955] 2005), (METZ, 1972). Os corpora analisados são compostos por 7 dos 24 curtas-metragens do Festival. A partir da amostra, realizei um estudo de caráter qualitativo investigando sentidos produzidos nos planos e nos movimentos da câmera, conforme Moletta (2009) e Xavier (2012); utilizando o método analítico de Mozdzenski (2012), acerca do contínuo forma e função da intertextualidade, observei como se construiu o encaixamento do ethos por meio do ethos representado e do ethos representante (MAINGUENEAU, 2020). Mediante a análise, a minha hipótese foi constatada: o uso de intertextos se dá de forma eficaz quando utilizada na construção de sentidos em curtas-metragens, bem como cria uma imagem discursiva positiva e qualificada de seus realizadores, pois se mostram conhecedores dos clássicos do cinema, da política e da filosofia e, também, inovadores, no sentido de criar múltiplos sentidos por meio das diversas relações intertextuais apresentadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1264245 - GERALDA DE OLIVEIRA SANTOS LIMA
Interno - 2865742 - MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO
Interno - 055.031.325-72 - ANTONIO PONCIANO BEZERRA
Externo ao Programa - 1693029 - CARLOS EDUARDO JAPIASSU DE QUEIROZ
Externo à Instituição - VANDA MARIA DA SILVA ELIAS
Externo à Instituição - ELZA FERREIRA SANTOS

Notícia cadastrada em: 18/04/2022 12:07
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