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Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSE HELLEN DE CARVALHO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSE HELLEN DE CARVALHO SANTOS
DATA: 14/10/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO: CONSTRUÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA
PALAVRAS-CHAVES: Identidade, Representação, Livros didáticos, Povos indígenas, Ensino de língua inglesa.
PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

Recentemente, vários estudiosos e pesquisadores no campo das Ciências Humanas têm se dedicado a discutir sobre identidade. O interesse desses cientistas sociais por esse objeto de análise, não somente ganha destaque nesses campos de estudos, mas também no campo da Linguística Aplicada. Muitas das pesquisas desenvolvidas nesse campo científico têm demonstrado a importância de discutir sobre as questões das identidades sociais de raça, etnia, classe social, sexualidade, gênero etc. tanto no âmbito da vida social quanto no âmbito escolar, mais especificamente, no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras e a produção de livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que são distribuídos para todas as escolas públicas do Brasil. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa é analisar a construção e a representação das identidades dos povos indígenas nos livros didáticos de Língua Inglesa do Ensino Médio, aprovados pelo PNLD de 2018. Para tanto, serão analisados os materiais didáticos com base na perspectiva de uma linguística aplicada indisciplinar (MOITA LOPES, 2016) e transgressiva (PENNYCOOK, 2016), como também à luz dos novos letramentos, letramento visual e crítico (DUBOC, 2017; JANKS, 2014; JORDÃO, 2017; MENEZES DE SOUZA, 2011; MIZAN, 2012; ZACCHI, 2016), para perceber como as representações imagéticas e verbais presentes nessas obras didáticas buscam promover a visibilidade e diversidade cultural dos povos originários. Para isso, a pesquisa terá ainda como base autores/as que discutem sobre identidade (BAUMAN, 1996, 2005; HALL, 1990, 1996, 2006, 2016; MOITA LOPES, 2002; CASTELLS, 2018), livros didáticos (MENDES, 2012; SIQUEIRA, 2012; TÍLIO, 2012; FERREIRA, 2012, 2014; PARAQUETT, 2012) e povos indígenas (RIBEIRO, 1970; CUNHA, 2012; PAIVA, 2015; LAMAS; VICENTE; MAYRINK, 2016; SHOHAT; STAM, 2007). Realiza-se, então, uma pesquisa com abordagem qualitativa, com objetivos descritivos e procedimentos bibliográficos e documentais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1324031 - VANDERLEI JOSE ZACCHI
Interno - 1654781 - DORIS CRISTINA VICENTE DA SILVA MATOS
Externo ao Programa - 3308805 - MARIA AMÁLIA VARGAS FAÇANHA

Notícia cadastrada em: 08/10/2021 10:11
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