Banca de DEFESA: JOSE MANOEL SIQUEIRA DA SILVA

DISCENTE: JOSE MANOEL SIQUEIRA DA SILVA
DATA: 11/12/2020
LOCAL: meet
TÍTULO: Variação no preenchimento da posição determinante antes de possessivos pré-nominais: padrões dialetais e contatos
PALAVRAS-CHAVES: Determinantes; Artigos definidos; Possessivos; Deslocamentos; Contatos
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Sociolingüística e Dialetologia

O português brasileiro varia quanto ao preenchimento da posição determinante em contexto de possessivo pré-nominal, como “ontem vi seu irmão” e “ontem vi o seu irmão”. Pesquisas com dados orais evidenciam que esse fenômeno é um marcador dialetal, com falantes das regiões Nordeste não preenchendo mais do que aqueles do Sul e Sudeste (SILVA, 1982; 1998a; 1998b; CALLOU; SILVA, 1997; CAMPOS JR., 2011; GUEDES, 2019; PEREIRA, 2017; SEDRINS et al.; 2019; SIQUEIRA, 2020b), além de que falantes de um dialeto, inseridos em uma nova comunidade, adotam o comportamento linguístico do novo grupo social quanto à variação (GUEDES, 2019). Como resultado das políticas de expansão na educação superior promovidas na última década no Brasil, a Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Prof. José Aloísio de Campos, em São Cristóvão, SE, recebe estudantes que migram de suas comunidades para estudar. Esses estudantes vêm de variados lugares – como de estados vizinhos ou do interior do próprio estado – interagem entre si e têm contato com dialetos diferentes do seu, podendo adotar novas formas linguísticas em seu repertório, ou difundir formas de sua comunidade de origem. Com base nisso, neste trabalho, objetivamos descrever os usos do não preenchimento da posição determinante em contextos de possessivos pré-nominais na fala de estudantes da Universidade Federal de Sergipe, levando em conta a sua região dialetal de origem, aqui analisadas Alagoas, Bahia e Sergipe, e a sua integração na comunidade da UFS, questionando se o não preenchimento da posição determinante em contextos de possessivo pré-nominal é sensível ao fator dialetal e a integração na comunidade. Nossa hipótese é a de que o fenômeno apresenta distinção dialetal e os falantes tendem a adaptar o seu comportamento linguístico, de modo em que o número do não preenchimento será menor ao final do curso, como resultado da integração ao ambiente acadêmico e do contato entre diferentes variedades. Utilizamos como método o descritivo/inferencial e o aporte teórico-metodológico da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008), conciliando com aspectos espaciais e de contato (BRITAIN, 2006; 2008; 2019; CHAMBERS; TRUDGILL, 2004). Como corpus, utilizamos a amostra sociolinguística Deslocamentos (2019/2020), que conta com a fala de universitários da UFS, estratificada considerando seu acesso ao campus em termos de deslocamento, tempo no curso e sexo/gênero. Controlamos como preditoras da variação fatores extralinguísticos, como deslocamento, tempo no curso, índice de integração e sexo/gênero, e fatores linguísticos, como tipo de sintagma, tipo de possessivo, status informacional, função sintática, definitude e valor semântico. Os resultados apontam o predomínio do não preenchimento da posição determinante em contexto de possessivos pré-nominais, com 56% (1309/2326), associado ao gênero do possessivo quando masculino, flexionado no singular e plural, em sintagmas nominais e em sintagmas preposicionados com preposições que não contraem, em informações dadas e inferíveis, em sintagmas definidos, nas funções que não levam preposição e com valor semântico de pessoa. Os resultados dos fatores extralinguísticos evidenciam que a variação no preenchimento da posição determinante é sensível ao fator dialetal, com Sergipe e Alagoas predominando o não preenchimento, e Bahia predominando o preenchimento, e é sensível à inserção à comunidade considerando seu tempo de curso, na medida em que ao final do curso o predomínio do não preenchimento é menor.

Presidente - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Externo ao Programa - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA
Externo à Instituição - SILVANA SILVA DE FARIAS ARAÚJO
Externo à Instituição - LIVIA OUSHIRO