Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA GABRIELLE COSTA RODRIGUES

DISCENTE: FERNANDA GABRIELLE COSTA RODRIGUES
DATA: 30/11/2020
LOCAL: meet
TÍTULO: Variação na regência de verbos de movimento na fala de universitários da UFS: deslocamentos e contatos
PALAVRAS-CHAVES: Verbos de movimento; Regência verbal; Variação; Preposição; Deslocamentos; Contatos
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Sociolingüística e Dialetologia

Desde o latim, as preposições a, para e em variam na introdução dos complementos locativos de verbos de movimento do tipo de ir, vir, chegar e levar como em “voltei à/na/para a universidade”. Pesquisas empíricas evidenciam que esse fenômeno é condicionado pela escolarização do informante: falantes mais escolarizados tendem a fazer menor uso de emque falantes menos escolarizados, pois essa preposição é indicada pelas gramáticas normativas para uso com verbos estativos. Quanto à preposição para é a mais utilizada na maioria dos contextos analisados e a está em processo de desuso, mas esse processo é mais lento em contextos muito escolarizados (MOLLICA, 1996; RIBEIRO, 1996; VALLO, 2003; WIEDEMER, 2008). Ribeiro (1990) analisou a língua culta no Rio de Janeiro na década de 90 e identificou 14% de uso da variante em com verbos de movimento, mas, levando em conta a ampliação do acesso ao ensino e os contatos oportunizados pelas universidades nos últimos vinte anos, entendemos que o padrão universitário do século XXI não se encaixa mais no padrão de língua culta definido na década de 1990 (LUCCHESI, 2001; 2006). Neste estudo, propomos analisar a realização da preposição em na regência de verbos de movimento na fala de universitários da UFS para responder a seguinte questão: falantes muito integrados à universidade utilizam a preposição em na regência de verbos de movimento na mesma proporção identificada na década de 1990? (RIBEIRO, 1996). Nossa hipótese é que a realização da preposição em na regência de verbos de movimento por falantes universitários do século XXI apresentará uma porcentagem maior que a identificada na década de 1990, pois, apesar da grande interferência do fator normativo na língua universitária, os contatos oportunizados nos últimos vinte anos permitiram a ampliação do uso de em juntamente com o desuso de a. Para tanto, utilizamos os métodos descritivos observacionais da Teoria da variação e mudança línguística de Weireinch, Labov e Herzog (1968) e de Labov (1972, 1978, 1994), e do Funcionalismo de vertente norte-americana (GIVÓN, 1995, 2001; HOPPER, 1991; HOPPER & TRAUGOTT, 1993; TRAUGOTT, 1995), visto que aderimos ao conceito de domínio funcional para analisar a alternância de preposições na regência dos verbos de movimento. O corpus é a amostra Deslocamentos (2020/2021), composto por amostras coletadas com estudantes da UFS que compõem o banco de dados Falares Sergipanos. Controlamos os condicionantes sociais: deslocamento, tempo no curso, integração e sexo/gênero e como condicionantes linguísticos a configuração do espaço, definitude, determinação, traço de permanência, narratividade do discurso, tipo de verbo e material interveniente.

Presidente - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Externo ao Programa - 3043502 - ROANA RODRIGUES
Externo à Instituição - VALÉRIA VIANA SOUSA

Notícia cadastrada em: 16/11/2020 21:02