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Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIANE SILVA DE NOVAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIVIANE SILVA DE NOVAIS
DATA: 08/10/2020
HORA: 14:00
LOCAL: online
TÍTULO: Variação como diferenciação social: efeitos da escolarização na concordância verbal de universitários
PALAVRAS-CHAVES: Concordância verbal. Amostra Deslocamentos. Variação linguística.
PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Sociolingüística e Dialetologia
RESUMO:

A concordância verbal de 3ª pessoa do plural (3PP) é um fenômeno em variação no português brasileiro, cujas realizações, como os meninos brincam e os menino brinca, tendem a receber diferentes avaliações sociais: a primeira, chamada de concordância redundante por indicar pluralidade tanto no sujeito quanto no verbo, tende a receber avaliação mais positiva; a segunda, chamada de concordância dominante por haver indicação de plural somente no primeiro elemento, tende a receber avaliação mais negativa, como pode ser observado em diferentes fontes societais (como os instrumentos normativos, matérias e reportagens jornalísticas e memes compartilhados nas redes sociais). Contribuindo com essas evidências, resultados de pesquisas sociolinguísticas sobre a concordância verbal com dados orais observam mais realizações da forma redundante na fala de pessoas com mais anos de escolarização (ANJOS, 1999; MONGUILHOTT, 2001; SCHERRE; NARO, 2007; ARAÚJO, 2014) e que se encaixam em classes sociais mais altas (AMARAL, 2003; OUSHIRO, 2015), i.e., na fala de pessoas com certo status social, cuja variedade de língua adquiriu prestígio e se alinha ao que se convencionou chamar “norma culta”. Em um ambiente universitário, por exemplo, a norma culta, por hipótese, tende a ser mais recorrente (FREITAG, 2017). Considerando a Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Prof. José Aloísio de Campos, em São Cristóvão/SE, que propicia a integração do universitário ao ambiente acadêmico por meio de atividades de extensão, projetos e diversos espaços de ocupação, os estudantes têm ainda mais contato com essa norma de prestígio. Em vista disso, o objetivo deste trabalho é descrever as realizações da concordância verbal de 3PP na fala dos estudantes da UFS, questionando se há associação entre o tempo de inserção e a integração dos estudantes com o uso da concordância verbal redundante. Nossa hipótese é a de que, embora a frequência dessa forma seja alta nos dados gerais por se tratar da fala de estudantes universitários, a concordância redundante será maior ao final do curso, como resultado de dois possíveis efeitos: maior integração desses estudantes à UFS e por ser uma variante de prestígio social. Temos como corpus uma amostra composta por 60 entrevistas sociolinguísticas com estudantes da UFS que compõem o banco de dados Deslocamentos (2019/2020).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Interno - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Externo à Instituição - ISABEL DE OLIVEIRA E SILVA MONGUILHOTT

Notícia cadastrada em: 21/09/2020 18:50
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