Banca de QUALIFICAÇÃO: JOILDA ALVES DE OLIVEIRA

DISCENTE: JOILDA ALVES DE OLIVEIRA
DATA: 06/08/2020
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: CONCEIÇÃO EVARISTO E A EXPRESSÃO LÍRICA DA MULHER AFRO-BRASILEIRA EM POEMAS DA RECORDAÇÃO E OUTROS MOVIMENTOS
PALAVRAS-CHAVES: Poesia brasileira contemporânea. Autoria feminina. Conceição Evaristo. Poemas da Recordação e Outros Movimentos. Figura feminina.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

A produção literária de Conceição Evaristo a cada dia se torna mais comentada nos ambientes acadêmicos, seja nas dissertações, teses, ou artigos científicos. Suas obras vêm tornando-se mais conhecidas e são recorrentes objetos de pesquisa no campo dos Estudos Literários. A expansão do alcance de suas criações constitui um avanço para a consolidação do lugar de existência e de fala das obras de autoria feminina na literatura brasileira contemporânea. Este trabalho utiliza como objeto de pesquisa Poemas da recordação e outros movimentos, com o objetivo de analisar a figura feminina expressa através da poesia brasileira contemporânea de autoria feminina que se faz presente nos versos de Evaristo. Intentamos estabelecer diálogo entre as questões estéticas e sociais que permeiam sua poética. Além disso, buscaremos estruturar uma análise atentando para a leitura dos procedimentos de linguagem, metaforização, ritmo e, em alguns casos, o prosaísmo; pois tais recursos se entrecruzam com temas ligados à memória, ao engajamento e à figurativização feminina Investigaremos a figura feminina que surge nos poemas, focalizando aspectos como: a correlação entre a obra de Evaristo e as poéticas contemporâneas; a singularização do “feminino” em Evaristo; e a abordagem de aspectos de relevância para a compreensão do lirismo e da memória, além dos procedimentos intertextuais e o diálogo possível entre lirismo e contexto social. A escolha da obra aconteceu tendo em vista seu diálogo com as questões da contemporaneidade e por ser ainda pouco trabalhada; os estudos normalmente se detêm sobre seus romances e contos. Ao longo do livro, encontramos poemas que dialogam com temas importantes dentro do universo feminino como a opressão, o aborto, o papel social da mulher, a discriminação, a presença da mulher na literatura, entre outros. E ainda é notável o engajamento social da mulher negra que coloca em debate as opressões sofridas por ela nos mais diversos âmbitos. Para o trabalho de pesquisa nos direcionamos a alguns poemas da coletânea, que possui sessenta e seis poemas; no decorrer da investigação iremos nos deter em dez poemas específicos. As abordagens teóricas que compõem esta pesquisa buscam o diálogo entre os estudos da crítica e da teoria literária, teorias sobre o gênero textual poema, a poesia brasileira contemporânea e algumas concepções dos Estudos Culturais. Entre os teóricos utilizados podemos destacar: Staiger (1997); Rezende (2014); Duarte e Lopes (2020); Álos (2011) e Bordini (2009). O trabalho de análise do corpus literário buscará refletir, à luz das teorias pertinentes, sobre a imagem da mulher afro-brasileira expressa através de poemas. Logo, buscaremos analisar as questões estéticas presentes nos textos e sua relação com a figura feminina, que suscita indagações de cunho sociocultural. O processo analítico visa à investigação da figura expressa nos versos, como ela é apresentada e se aproxima do contexto social.

Presidente - 2251636 - ALEXANDRE DE MELO ANDRADE
Interno - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
Externo à Instituição - CRISTIANE RODRIGUES DE SOUZA

Notícia cadastrada em: 29/06/2020 13:47