Banca de DEFESA: DÉBORAH DOS SANTOS

DISCENTE: DÉBORAH DOS SANTOS
DATA: 07/02/2019
LOCAL: Auditório
TÍTULO: POR UMA ALFABETIZAÇÃO LINGUÍSTICA: LIVROS DIDÁTICOS DE 1º ANO EM PENEDO/AL
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem inicial da leitura. Livro didático. Sistema Scliar de Alfabetização.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

O relatório da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) de 2016 foi divulgado final de outubro de 2017 e os resultados mostram-se desanimadores: em Sergipe, apenas 3,02% das crianças que estavam concluindo o terceiro ano obtiveram aproveitamento no nível 4 de proficiência em leitura, e o Estado passou a ocupar o último lugar na classificação nacional. Em Alagoas, os resultados também não foram satisfatórios, sendo que apenas 4,46% dos estudantes avaliados se mostraram aptos para o quarto nível em leitura. Com base nesses diagnósticos, a presente dissertação tem por objetivo analisar os referidos resultados e apontar novas perspectivas de reflexão para melhorias no ensino da leitura e da escrita em escolas públicas do 1º ano da cidade de Penedo, em Alagoas, a partir da análise de materiais didáticos adotados nas escolas, a saber: ““Eu gosto de letramento e alfabetização – 1º ano”, das autoras Célia Passos e Zeneide Silva, e “Aprender a ler – 1º ano”, dos autores João Batista Araujo e Oliveira e Juliana Cabral Junqueira de Castro. A análise destes livros terá como fundamentos os pressupostos teórico-metodológicos do Sistema Scliar de Alfabetização, cuja metodologia de ensino e de aprendizagem iniciais da leitura e da escrita firma-se “no que há de mais avançado na teoria e na prática das ciências que se ocupam da linguagem verbal” (SCLIAR-CABRAL, 2013, p. 11). Os resultados apontam um grande distanciamento entre os avanços da neurociência e da (psico)linguística e o modo como o ensino e a aprendizagem iniciais da leitura são abordados nos referidos livros.

Presidente - 2766893 - MARILEIA SILVA DOS REIS
Interno - 426219 - ANTONIO PONCIANO BEZERRA
Externo à Instituição - DENSON ANDRE PEREIRA DA SILVA

Notícia cadastrada em: 20/12/2018 09:26