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Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIANA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIANA DOS SANTOS
DATA: 11/08/2017
HORA: 09:30
LOCAL: Sala do PPGL
TÍTULO: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO-LEITOR EM PROJETOS DE LEITURA: RESSIGNIFICAÇÕES A PARTIR DAS INSTÂNCIAS IDEOLÓGICAS
PALAVRAS-CHAVES: Formação discursiva.Instâncias ideológicas.Projetos de leitura.Sujeito-leitor
PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

Desde a redemocratização, os estudos sobre a leitura no Brasil se desenvolvem sob diferentes perspectivas. Consideramos a relevância de elaborar uma pesquisa que tem por objetivo compreender a constituição do sujeito-leitor, na atualidade, a partir de projetos de leituras. Para realizar essa abordagem, selecionamos projetos de leituras que circulam em instâncias ideológicas do espaço econômico, jurídico, religioso, ensino e midiático. Sabe-se que os sentidos não estão prontos, acabados e cristalizados no texto (Orlandi, 2000), dessa forma, elegemos um dispositivo teórico que possibilitou a compreensão dos sentidos que formam o corpus empírico e atravessam o corpus discursivo. Com o aporte teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa realizamos o estudo discursivo da forma sujeito-leitor. No referencial teórico apresentamos as contribuições de Michel Pêcheux (1983;1995; 2015); Eni P. Orlandi (1998;2000;2003;2008); Eduardo Guimarães (1996), Maria do Rosário V. Gregolin (2006); S. Possenti (2003); José H. Nunes (1992;1998) e Helena H. Brandão (2012). Em decorrência desse referencial teórico elegemos as seguintes categorias de análise: Discurso, Forma-sujeito, Ideologia, Interdiscurso e Formação discursiva. Para a composição do corpus empírico adotamos a pesquisa documental, dessa forma, foi possível encontrar no espaço cibernético materialidades linguísticas que mobilizam diferentes efeitos de sentido acerca da leitura e do sujeito-leitor. Até o momento, a análise constatou que nas instâncias ideológicas do espaço econômico, jurídico, religioso e midiático há formações discursivas que caracterizam a leitura como “punitiva”, “ritual”, “lucrativa”, “forma de alcançar a cura”. Na instância do ensino, a leitura é significada como “ prazerosa”, “deve-se gostar de ler”. Tendo em vista as diferentes práticas e condições de leitura, o estudo identificou que a forma sujeito- leitor é regulada, na atualidade, por uma memória social de leitura que se restringe ao leitor literário.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1198351 - WILTON JAMES BERNARDO DOS SANTOS
Interno - 3443837 - MARIA EMILIA DE RODAT DE AGUIAR BARRETO BARROS
Externo ao Programa - 2865742 - MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO

Notícia cadastrada em: 21/07/2017 09:42
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