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Banca de DEFESA: FLAVIO PASSOS SANTANA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIO PASSOS SANTANA
DATA: 22/02/2017
HORA: 17:00
LOCAL: Auditório do DCS (antigo auditório de psicologia)
TÍTULO: CURTINDO OS CURTAS: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE IMAGENS DISCURSIVAS DE ARACAJU E DE ARACAJUANOS EM CURTAS-METRAGENS
PALAVRAS-CHAVES: Curta-metragem. Ethos. Imagens discursivas. Intertextualidade. Cidade de Aracaju.
PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

Os textos trazem indícios de quem fala, daquele a quem se dirige e, também, dos grupos sociais a que pertencem esses sujeitos. Nos textos que falam sobre Aracaju isso não é diferente. Diante disso, tomamos como ponto de partida para o nosso trabalho um dos elementos do triângulo aristotélico do discurso persuasivo, o ethos – a imagem que o orador constrói de si em seu discurso, que pode ser relacionado à identidade discursiva e que tem sido foco de estudo em abordagens teóricas neo-retóricas e discursivas. Desse modo, tentamos, a partir desta proposta, responder as seguintes perguntas: (i) qual a identidade discursiva inerente a Aracaju?; (ii) e qual a inerente aos aracajuanos?; (iii) de que forma são construídas imagens discursivas em curtas produzidas nesta cidade? Pretendemos, com isso, analisar imagens vinculadas à nossa cidade através de dois curtas-metragens produzidos por dois sergipanos, Isaac Dourado e André Aragão: "Xandrilá" e "Madona e a cidade paraíso". Para tanto, adotamos como pressupostos teóricos, nesta pesquisa, estudos da Argumentação e Retórica de Aristóteles (2011 [384-322 a. C.]); Perelman e Olbrechets-Tyteca (2005 [1958]); Mosca (1999). Tentando mesclá-los com o conceito de Intertextualidade proposto por Bakhtin (2015 [1992]); Koch; Bentes; Cavalcante (2008), na medida em que todo texto pode retomar outros textos, o que acaba evidenciando uma analogia entre o seu interior com o seu exterior. Por conta disso, nos dá a possibilidade de compreender como as imagens discursivas presentes nos curtas foram criadas. Também, embasamo-nos em estudos de Maingueneau (2005) e Amossy (2005), a fim de dar um alargamento do conceito do ethos aristotélico. Em Greimas e Courtés (2013 [1993]), bem como Barros (2012), trazemos conceitos da semiótica greimasiana, e em Padovan (2001); Bernardet (1985 [1936]); Xavier (20120; Metz (1972)estudos sobre cinema e/ou os curtas-metragens. Para obtermos os resultados almejados, optamos pela análise verbal e não-verbal de algumas cenas dos curtas-metragens em questão, tomando como critério para esse recorte a oposição entre sagrado e profano. O mesmo critério foi utilizado para o recorte de músicas que compõem a trilha sonora. A partir desses excertos, analisamos, particularmente, os intertextos presentes nos filmes, considerando a intertextualidade como uma estratégia importante na definição de ethé. As temáticas tratadas e suas concretizações em figuras, a cenografia, além de outras estratégias diversas que, junto à intertextualidade, pudessem revelar as ideologias, os valores e as crenças de orador e auditório e indicar as identidades discursivas, os ethé, que daí emergem, também foram considerados na análise. Os ethé revelados pelos textos são, de um lado, das pessoas que não seguem os padrões de vida impostos pela sociedadee, de outros lado, os daqueles que marginalizam os primeiros e se ajustam aos comportamentos tidos como adequados à sociedade. Ainda se revelam os ethé dos autores implícitos, os produtores, bem como do seu auditório, que se mostram fiéis à origem dos curtas-metragens e preocupados em resolver os problemas ocorridos na cidade em que vivem.Com o resultado dessas análises, esperamos, que divulgando imagética e discursivamente a cidade, a sua história, os seus valores, a sua cultura e o seu povo, haja uma significativa difusão do conhecimento acerca desta região em diversas áreas de atuação.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3443837 - MARIA EMILIA DE RODAT DE AGUIAR BARRETO BARROS
Interno - 1264245 - GERALDA DE OLIVEIRA SANTOS LIMA
Interno - 1305011 - FABIO ELIAS VERDIANI TFOUNI
Externo ao Programa - 2184482 - LILIAN CRISTINA MONTEIRO FRANCA
Externo à Instituição - VANDA MARIA DA SILVA ELIAS

Notícia cadastrada em: 15/02/2017 07:59
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