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Banca de QUALIFICAÇÃO: GRACE CRISTINA MILET CASTRO DA PAIXÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GRACE CRISTINA MILET CASTRO DA PAIXÃO
DATA: 22/02/2017
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do DCS (antigo auditório de Ciências Psicologia)
TÍTULO: “GIORDANO BRUNO”: OS PODERES DA RELIGIÃO E DO ESTADO NA (CONTRA) PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
PALAVRAS-CHAVES: Discurso; Mídia; Poder/saber; Verdade.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

A nossa pesquisa consiste em uma análise discursiva da materialidade fílmica “Giordano Bruno” (1973), dirigido por Giulliano Montaldo. Com a contemplação dessa película cinematográfica, buscamos compreender as produções de sentido, à luz da Análise de Discurso (linha francesa), para a qual a língua, enquanto objeto sócio histórico, produz efeitos de sentidos, de acordo com os postulados de Mussalin (2001), Orlandi (1984, 2002, 2012). Afora esse aporte teórico, atentamos para as relações de poder/saber, de verdade, de controle da disciplina, de vigilância, consoante as teorias foucaultianas (1987, 1988, 1999, 2009, 2011, 2012, 2015). Com efeito, analisamos discursivamente o filme, linguagem verbal e não verbal, problematizando as relações de poder/saber na construção de verdades. Examinamos ainda as relações entre os personagens, o ambiente, a cenografia, refletindo sobre a produção de sentido, a partir dos objetos, das cenas. Com o intuito de contextualizar o cinema no quadro socioeconômico em que surgiu, estudamos a indústria cultural, conforme os ensinamentos de Teixeira Coelho (1980). No que concerne aos questionamentos sobre a constituição de um sistema de valores na mídia cinematográfica, lançamos mão das pesquisas de Bernadet (1985), de Charaudeau (2007), de Kristeva (2007), de Martin (2011). Quanto aos aspectos metodológicos, relacionamos o dispositivo teórico e o analítico, empregando a proposta de Orlandi (1984), segundo a qual é possível delimitarmos o nosso objeto realizando recortes discursivos (RD), os quais consistem em fragmentos de uma situação discursiva, nos quais se correlacionam linguagem e situação. Nesse sentido, efetuamos três recortes sobre o todo discursivo: o discurso do/sobre o conhecimento; o discurso do/sobre o poder da vigilância; o discurso de alguns personagens-enunciadores e o contradiscurso de Giordano Bruno. A partir desses recortes analisamos algumas sequências discursivas (SD), a fim de relacionarmos os dispositivos analíticos aos dispositivos teóricos. Dado nosso objeto e as teorias que o sustentam, consideramos nosso trabalho de caráter qualitativo. Como resultado de nossa análise, verificamos quais efeitos de sentido os gestos discursivos promovem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3443837 - MARIA EMILIA DE RODAT DE AGUIAR BARRETO BARROS
Interno - 6426475 - MARIA LEONIA GARCIA COSTA CARVALHO
Externo ao Programa - 2184482 - LILIAN CRISTINA MONTEIRO FRANCA
Externo ao Programa - 2019547 - GREICE SCHNEIDER

Notícia cadastrada em: 14/02/2017 10:30
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