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Banca de DEFESA: ANDERSON DE SOUZA FRASÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON DE SOUZA FRASÃO
DATA: 10/02/2017
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do DCS (antigo auditório de Ciências Psicologia)
TÍTULO: O REGRESSO À TRADIÇÃO ORAL EM MIA COUTO: “A confissão da leoa” entre mitos, rituais e simbolismos
PALAVRAS-CHAVES: Mia Couto; "A confissão da leoa"; tradição oral; mitos; ritos
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

O ponto de partida para este trabalho é uma reflexão genérica acerca das tradições orais e da oralidade (CRUIKSHANK, 2006; HAMPATÉ BÂ, 2010; VANSINA, 1961, 2010; ZUMTHOR, 1997, 2010) como substância e fator da criação literária africana em geral (IRELE, 2006; LEITE, 2005, 2012; PADILHA, 1995; ROSÁRIO, 2008, 2010) e da criação narrativa de Mia Couto em particular (CAVACAS, 2006, 2015; LEITE, 2012; MOREIRA, 2005; OLIVEIRA, 2000). Do ponto de vista de suas reminiscências orais, remetendo para as “visões religiosas tradicionais” que as compõem, a criação literária desse autor estrutura-se no cultivo de princípios de motivação que se ligam, por um lado, na “reconstrução” da língua e, por outro lado, mais amplo e incorporado pelo primeiro, à propensão subjetiva própria das cosmovisões das culturas tradicionais moçambicanas. Pelas suas afinidades, uma dinâmica entre literatura concernente à própria sociedade (CANDIDO, 1999, 1985, 1987) caracteriza seu plano estético, com efeitos importantes nos planos funcionais e semânticos. Sob este viés, objetivamos analisar o romance “A confissão da leoa” (2012), de sua autoria, na perspectiva de demonstrar como o regresso à tradição oral, mais especificamente aos mitos aos e ritos (DURKHEIM, 1996; ELIADE, 2013; SEGALEN, 2002; SHILS, 1992; TURNER, 2013; VAN GENNEP, 2013) agem na construção da diegese narrativa e problematiza normas, condutas, relações culturais e a(s) identidade(s) (HALL, 2014; JUNOD, 2009; OLIVEIRA, 2002; ROSÁRIO, 2010; SANTOS, 2005) da sua sociedade. O procedimento utilizado neste estudo foi a pesquisa bibliográfica – fontes primárias e secundárias – das ciências sociais e humanas e da literatura em particular. Concluído o trabalho, foi possível constatar a relevância e a aplicabilidade da proposta inicial, que contribui, ainda mais, o processo de socialização e disseminação da crítica acerca da produção literária de Mia Couto em contexto brasileiro.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1687732 - JEANE DE CASSIA NASCIMENTO SANTOS
Externo ao Programa - 1354855 - HIPPOLYTE BRICE SOGBOSSI
Externo à Instituição - Silvania Núbia Chagas

Notícia cadastrada em: 12/01/2017 11:43
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