Banca de DEFESA: ALMIR BARBOSA DOS SANTOS

DISCENTE: ALMIR BARBOSA DOS SANTOS
DATA: 03/06/2016
LOCAL: Auditório do DCS (antigo auditório de psicologia)
TÍTULO: O SUPORTE DIGITAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA A COMUNIDADE SURDA: O CASO DA OBRA “AS AVENTURAS DE PINÓQUIO EM LÍNGUAS DE SINAIS/PORTUGUESA”
PALAVRAS-CHAVES: Suportes Digitais; Literatura surda; Línguas de sinais; LIBRAS.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a importância dos suportes digitais para o ensino e a aprendizagem dos alunos surdos através do estudo de caso do livro digital “As Aventuras de Pinóquio em Língua de Sinais/Portuguesa”, da Editora Arara Azul, uma obra da literatura surda. Espera-se avaliar em que medida o emprego de suportes digitais em textos da literatura surda contribuem para o processo de ensino e aprendizagem. No âmbito desta pesquisa a literatura surda inclui textos adaptados, traduzidos e de autoria surda. A obra em questão é uma tradução, bilíngue – Língua Portuguesa/LIBRAS, ilustrada, voltada para a comunidade surda, em especial, para crianças em idade pré-escolar. Dada à carência de material específico, a obra também tem sido utilizada com outros públicos. Para realizar a pesquisa adotou-se uma metodologia qualitativa, baseada na pesquisa bibliográfica e na análise documental. A literatura do campo está fundamentada em: Marcuschi e Xavier (2010), Magnabosco (2009), Lorenzi e Pádua (2012), Perlin (1998), Karnopp (2010), Bernardino (2000), Gomes (2011), Teles e Sousa (2010), Barbosa (2011), Oliveira (2013), Quadros e Karnopp (2004), entre outros. A análise documental baseia-se nos relatórios de avaliação do projeto “Coleção Clássicos da Literatura em LIBRAS/Português em CD-ROM”, que reúne as discussões de uma equipe de cerca de 200 profissionais envolvidos na produção da coleção. Foram examinados os aspectos relativos à tendência filosófica adotada, estrutura da tradução, integração entre texto Língua Portuguesa, tradução para LIBRAS e uso de ilustrações e adequação desses elementos em um formato a ser distribuído em suporte digital: CD-ROM (edição de 2005) e HTML (edição de 2015). Os resultados indicam que os suportes digitais podem exercem uma influência significativa no processo de ensino e aprendizado da comunidade surda, valorizando a sua identidade e a sua cultura e permitindo a superação, ainda que parcial, de alguns pontos críticos desse processo.

Presidente - 2184482 - LILIAN CRISTINA MONTEIRO FRANCA
Interno - 2766893 - MARILEIA SILVA DOS REIS
Externo à Instituição - ELZA FERREIRA SANTOS

Notícia cadastrada em: 17/05/2016 08:39