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Banca de QUALIFICAÇÃO: UELITON SANTOS MOREIRA PRIMO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: UELITON SANTOS MOREIRA PRIMO
DATA: 06/10/2022
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/kyp-obpk-qah
TÍTULO: PROMOVENDO A IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL POSITIVA DE CRIANÇAS NEGRAS: PRÁTICAS DE SOCIALIZAÇÃO ÉTNICO-RACIAL DOS PAIS E AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARENTAL
PALAVRAS-CHAVES: socialização étnico-racial; identidade étnico-racial; intervenção; pais e filhos.
PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

A socialização étnico-racial refere-se a um conjunto de práticas que comunicam mensagens sobre raça e etnia a crianças e jovens. Existem evidências de que algumas mensagens de socialização étnico-racial comunicadas pelos pais produzem consequências importantes para o bem-estar e desenvolvimento de crianças e jovens, o que tem feito crescer o número de pesquisas nessa área internacionalmente. Dentre as mensagens mais benéficas, encontra-se a socialização cultural, que se refere a um conjunto de práticas que ensinam as crianças sobre a história, os costumes e as tradições culturais do seu grupo étnico-racial e visam promover o fortalecimento da identidade étnico-racial das crianças, especialmente daquelas pertencentes a grupos étnico-raciais minoritários, a exemplo de crianças negras. No Brasil, a literatura sobre a socialização étnico-racial dos pais e os seus efeitos na identidade de crianças negras é escassa. Também são inexistentes programas de intervenção que visem auxiliar pais de crianças negras com conhecimentos e habilidades para promover o fortalecimento da identidade dos seus filhos. Diante desse cenário, o objetivo geral desta tese é contribuir para a promoção da identidade étnico-racial positiva de crianças negras a partir da análise dos efeitos das práticas de socialização étnico-racial dos pais na identidade étnico-racial dos filhos e do desenvolvimento de um programa de intervenção parental. Cinco capítulos compõem a tese. O primeiro buscou reunir as principais descobertas da literatura internacional sobre a socialização étnico-racial parental e o segundo focou na literatura nacional. O terceiro capítulo visa adaptar uma escala de socialização étnico-racial parental para o contexto brasileiro e caracterizar o perfil de socialização étnico-racial dos pais em termos de principais mensagens transmitidas aos filhos. O quarto capítulo versa sobre a análise dos efeitos das práticas de socialização étnico-racial dos pais na identidade étnico-racial dos filhos. Por fim, o quinto capítulo descreve o desenvolvimento e a implementação de um programa de intervenção em socialização étnico-racial projetado para auxiliar pais no fortalecimento da identidade de crianças negras.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2227489 - DALILA XAVIER DE FRANCA
Interno - 079.904.744-92 - KALINE DA SILVA LIMA
Interno - 2222766 - MARCUS EUGENIO OLIVEIRA LIMA
Externo à Instituição - MARIANA BONOMO
Externo à Instituição - SHEYLA CHRISTINE SANTOS FERNANDES

Notícia cadastrada em: 27/09/2022 11:20
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