A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYSA CRUZ DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYSA CRUZ DE ARAUJO
DATA: 14/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Memórias do bullying: Um dispositivo de Subjetivação
PALAVRAS-CHAVES: bullying; Memórias; Processos de Subjetivação; Dispositivo
PÁGINAS: 33
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Este projeto se monta com o objetivo de problematizar o bullying como dado auto evidente, deslocando-o da ideia de generalização e fechamento em si mesmo, para a constituição deste como um dispositivo de subjetivação. Ao falarmos de dispositivo tratar-se-á de analisar um regime de práticas, estas vistas como lugares de conexões entre o que se diz e o que se faz, das imposições condicionadas as regras impostas, e do que é racional sobre projetos e evidencias. Análises que mostram programações de conduta que funcionam como prescrições, que são atravessadas por várias instituições (escolares, medicas, jurídicas) e ditam o que se deve fazer, instaurando descrições sobre o que saber e como saber. Para seguir na busca de relatar o bullying como um analisador, será feita um atravessamento do tema com as memórias escolares do corpo cotidiano de quem aqui escreve, com o intuito de possibilitar a identificação de processos de subjetivação individualizantes que tem a potência de delimitar como e quais corpos devem ocupar determinados espaços e de que modo. Para tanto será realizado um caminho que apresentará o bullying através de discursos científicos e midiáticos, traçando discussões entre dispositivo e processos de subjetivação, para assim abordar as memórias em uma perspectiva de seus sentidos múltiplos, analisando também a escola como espaço fecundo para a formação de indivíduos


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1317191 - MARCELO DE ALMEIDA FERRERI
Interno - 2465813 - MICHELE DE FREITAS FARIA DE VASCONCELOS
Externo ao Programa - 2571785 - SANDRA RAQUEL SANTOS DE OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 05/07/2021 19:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e