Banca de DEFESA: JEAN JESUS SANTOS

DISCENTE: JEAN JESUS SANTOS
DATA: 30/03/2020
LOCAL: Sala de Aula do PPGPSI
TÍTULO: Sexualidade na educação básica e na formação de professores: desafios para promoção do respeito à diversidade sexual e de gênero.
PALAVRAS-CHAVES: Preconceito; Sexualidade; Gênero; Escola; Formação de professores
ÁREA: Psicologia

Nesta dissertação buscamos analisar como são abordadas questões sobre diversidade sexual e de gênero em escolas brasileiras, bem como a influência de cursos de licenciatura nos níveis de preconceito contra diversidade sexual e de gênero e em crenças sobre educação sexual. Para isso, foram propostos quatro estudos que são apresentados em formato de artigo. O Estudo 1 consiste em um ensaio teórico que analisa a organização do currículo educacional brasileiro e as propostas que visam combater a discriminação de minorias sexuais e de gênero. O Estudo 2 apresenta os resultados de uma revisão sistemática da literatura científica brasileira que utiliza os termos homofobia e escola para se referir ao fenômeno da discriminação homofóbica no contexto escolar. Os dois últimos estudos têm delineamento quantitativo e são oriundos de uma pesquisa empírica da qual participaram 580 estudantes da Universidade Federal de Sergipe. O Estudo 3 trata do processo de adaptação transcultural e da produção de evidências de validade de uma escala para medir crenças sobre educação sexual na escola no Brasil. Já no Estudo 4 foram analisadas diferenças nos níveis de preconceito contra diversidade sexual e de gênero, bem como crenças sobre educação sexual, por áreas do conhecimento e entre estudantes ingressantes e concludentes de cursos de licenciatura. Os estudos 1 e 2 mostram que a escola continua sendo um ambiente onde se mantém a discriminação contra a diversidade sexual e de gênero. E com os estudos 3 e 4 foi possível constatar que concludentes de cursos de licenciatura têm crenças mais positivas sobre educação sexual, entretanto, esses não diferem dos ingressantes nos níveis de preconceito contra diversidade sexual e de gênero. Concluímos que continuam sendo necessários investimentos em estratégias mais efetivas para promoção do respeito à diversidade que envolvam tanto a educação do Ensino Básico quanto a de formação inicial de professores.

Presidente - 1692930 - ELDER CERQUEIRA SANTOS
Interno - 1625717 - JOILSON PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - LUCIANA MARIA MAIA VIANA

Notícia cadastrada em: 09/03/2020 19:18