Banca de DEFESA: CYSNEY PETALA JESUS BOMFIM DOS SANTOS

DISCENTE: CYSNEY PETALA JESUS BOMFIM DOS SANTOS
DATA: 19/02/2020
LOCAL: Sala de aula do PPGPSI
TÍTULO: Autoconceito, bullying e preconceito: uma análise a partir de estudantes de escolas públicas
PALAVRAS-CHAVES: Autoconceito; bullying; preconceito; educação; estudantes.
ÁREA: Psicologia

Esta dissertação buscou analisar relações entre Autoconceito, Bullying e Preconceito entre estudantes de escolas públicas. Para alcançar esse objetivo, foram desenvolvidos três capítulos em formato de artigos. O Capítulo 1, um artigo teórico, conceituou as variáveis Autoconceito, Bullying e Preconceito, compreendendo os pontos de interação existente entre os fenômenos. Nesse capítulo foi possível observar que preconceito e bullying, embora imbuídos de aspectos similares, são constructos distintos e, portanto, carecem de intervenções diferentes. Ademais, o texto expôs que a imersão em situações de bullying produz e recebe influência das dimensões do autoconceito, sendo essa interferência distinta a depender do papel ocupado pelo estudante nesse tipo de violência escolar. O Capítulo 2, uma revisão integrativa de artigos empíricos compreendidos entre 2008 e 2018, descreveu o perfil metodológico e os principais resultados de publicações envolvendo autoconceito e bullying entre estudantes. Os resultados obtidos nesse capítulo indicaram relação entre autoconceito e bullying, evidenciando que os diversos aspectos/dimensões do autoconceito interagem com tal forma de violência e com os papéis que dela decorrem. O Capítulo 3, um estudo empírico, investigou a relação entre as dimensões/fatores familiar, acadêmica, social e física do autoconceito com o bullying e com o preconceito numa amostra de estudantes adolescentes do ensino fundamental de escolas públicas sergipanas. Os resultados obtidos nesse trabalho indicaram que o público masculino se destaca positivamente quando analisadas as dimensões física, social e familiar do autoconceito. Ademais, evidenciou-se que, em situações de bullying, a dimensão física tem relação com os autores das agressões, enquanto a dimensão acadêmica tem relação com os alvos. Apesar da interação entre autoconceito e manifestação de preconceito, os resultados mostraram inexistência de influência entre eles.

Externo à Instituição - AUGUSTA RENATA ALMEIDA DO SACRAMENTO
Presidente - 1625717 - JOILSON PEREIRA DA SILVA
Interno - 016.155.320-64 - RODRIGO DE OLIVEIRA MACHADO

Notícia cadastrada em: 18/02/2020 16:56