Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA LEAL MOURA

DISCENTE: LARISSA LEAL MOURA
DATA: 25/09/2017
LOCAL: Sala de aula do PPGPSI
TÍTULO: Secretaria da pós-graduação.
PALAVRAS-CHAVES: moda; Psicologia; identidade; adolescência; modernidade; pós-modernidade.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social

A moda surgiu no Ocidente, na época da Renascença, onde desempenhava papel de distinção social, uma vez que as roupas não eram acessíveis a todas as classes e, consequentemente, pela forma como se vestia, era possível identificar qual camada social aquele sujeito pertencia. Na Psicologia, tem papel significativo no que se refere à identidade, atuando entre o indivíduo e a sociedade, pois por meio do vestuário é possível expressar-se e se comunicar e, em muitos casos, ela funciona como símbolo de pertencimento. Diante disto, pretende-se fazer uma análise sobre a relação entre moda e identidade na sociedade atual, na perspectiva do sujeito pós-moderno de Stuart Hall, que traz uma noção de uma identidade fragmentada e múltipla, rompendo com a visão de identidade única e permanente das sociedades tradicionais. Inicialmente foi feito um levantamento bibliográfico de artigos sobre este tema na Psicologia, em português, nos últimos dez anos (2007-2017), no site do SciELO e dos periódicos eletrônicos do PePSIC com o objetivo de averiguar o que vem sendo produzido sobre este assunto. Na etapa posterior, será realizada, primeiramente, uma pesquisa exploratória por meio de grupo focal e entrevistas individuais com adolescentes de Aracaju de uma escola particular e uma escola pública, a fim de investigar como a identidade aparece na forma que se vestem, uma vez que este conceito sofreu profundas transformações. Tendo como referência os estudos sobre pós-modernidade de Anthony Giddens, Zygmunt Bauman e Stuart Hall e as contribuições dos teóricos Pierre Bourdieu, Gabriel Tarde e Georg Simmel na moda.

Interno - 1542106 - DANIEL MENEZES COELHO
Presidente - 1515787 - EDUARDO LEAL CUNHA
Externo à Instituição - MARIA CANDIDA TRINDADE COSTA DE SEABRA

Notícia cadastrada em: 15/09/2017 15:09