Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELA LÚCIO SANTANA

DISCENTE: DANIELA LÚCIO SANTANA
DATA: 30/08/2021
LOCAL: BANCA VIRTUAL (conforme PORTARIA UFS Nº 247 de 20 de Março de 2020)
TÍTULO: MECANISMOS ENVOLVIDOS NA MANUTENÇÃO DE INQUILINISMO OBRIGATÓRIO EM NINHOS DE CUPINS
PALAVRAS-CHAVES: informação social, pistas, seleção de recursos
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas

O uso eficiente do habitat pelos animais dependente da obtenção precisa de informações sobre a quantidade e qualidade de recursos, assim como da avaliação dos riscos envolvidos na sua utilização. No entanto, a aquisição de informações precisas pode demandar um alto custo de busca. Assim, o uso da informação social parece ser um fenômeno difundido entre os animais. Insetos eussocias apresentam um elaborado sistema de comunicação intracolonial durante o forrageio. Estudos têm mostrado que tais pistas podem também ser usadas por outras colônias para benefício próprio. Neste projeto iremos avaliar se cupins se utilizam de pistas interespecíficas e intercoloniais para decisões durante a seleção do recurso alimentar. Serão testadas as hipóteses de que: (i) o uso de pistas interespecíficas ocorre com maior frequência, entre espécies filogeneticamente mais próximas; (ii) o uso de pistas entre colônias de mesma espécie, depende da qualidade das pistas, ou seja, do acesso prévio destas colônias à diferentes quantidades de alimento. Para testar as hipóteses será utilizada a espécie de cupim Nasutitermes corniger como modelo para os testes de seleção de recursos. As hipóteses serão testadas através de bioensaios comportamentais para avaliar a percepção e aceitação das pistas. A obtenção das pistas será feita através da extração de odores corporais das espécies submetidas aos diferentes tratamentos. Para testar se N. corniger seleciona pistas de espécies filogeneticamente mais próximas serão selecionadas espécies das famílias Kalotermitidae, Rhinotermitidae e das subfamílias de Termitidae: Syntermitinae, Termitinae, Apicotermitinae e Nasutitermitinae. A percepção e aceitação das pistas serão avaliadas em trilhas de odores lineares. Para testar o efeito da qualidade das pistas sobre as decisões de uso do recurso, um total de dez ninhos de N. corniger serão mantidos em laboratório com oferta de recursos: iscas de cana-de-açúcar (N = 5 ninhos) e sem recurso (N = 5 ninhos). Serão realizados bieonsaios em arenas com chance de escolha, a fim de verificar se as pistas provenientes destas colônias interferem na escolha de recurso pelos cupins. Os dados serão analisados no software R, através de regressão linear e análise de variância. Nossos resultados poderão auxiliar na compreensão dos fatores responsáveis pela modulação do uso da informação social sobre o espaço e coexistência de diferentes colônias de cupins.

Presidente - 1861452 - ANA PAULA ALBANO ARAUJO
Externo ao Programa - 1692351 - LEANDRO BACCI