Banca de DEFESA: ISAAC TRINDADE SANTOS

DISCENTE: ISAAC TRINDADE SANTOS
DATA: 24/02/2017
LOCAL: Sala 02 da Didática VI
TÍTULO: Diversidade beta taxonômica e funcional dos peixes de água doce do Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Otto Pfaffstetter, turnover, nestedness, biogeografia, ictiofauna.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas

RESUMO (Parte 1):

Compreender o compartilhamento de espécies e seus atributos entre comunidades (diversidade beta, β-div) entre diferentes escalas espacias pode esclarescer seus determinantes ecológicos e dar suporte à sua gestão e conservação. Neste trabalho avaliamos a relação entre as diversidades taxonômica e funcional, alfa e beta (TβD and FβD), dos peixes de nadadeira raiada (Actinopterygii) dos Neotropicos, em três escalas diferentes. Nós avaliamos a contribuição dos componentes da β-div – turnover (substituição de espécies) e nestedness (perda de espécies) – para os padrões observados, e se eles são influenciados por processos estocásticos ou determinísticos. Nós aplicamos o índice de dissimilaridade de Jaccard (para dois níveis de bacias hidrográficas e estados Brasileiros) para medir as contribuições do turnover e nestedness dos totais da TβD e FβD. Nós também utilizamos um procedimento de randomização para investigar se processos deterministicos ou estocásticos prevalecem nas comunidades de peixes primários com nadadeiras raiadas. Finalmente nós utilizamos o teste de Mantel para avaliar as correlações entre os índices de diversidade taxonômicos e funcionais. Enquanto TβD teve altas taxas de turnover (de 93 para 98%), FβD possuiu uma maior contribuição de nestedness (70 to 80%). Os padrões de TβD foi maior do que ao acaso. Apesar das diferentes contribuições de turnover e nestedness, existem relações siginificativas entre TβD e FβD. As altas substituições de espécies entre bacias ocorrem com espécies que são fucnionalmente redundantes, indicando especiação com convergência funcional. Além disso, filtros ambientais e interações bióticas desempenham um papel maior para a formação e manutenção dos padrões de diversidade dos peixes de nadadeiras raiadas primários nos Neotrópicos.

RESUMO (Parte 2):

Catastrofes ambientais, quando responsáveis por extinções de espécies locais, podem afetar o compartilhamento de espécies entre comunidades em escalas regionais, a diversidade beta (β-div). Utilizando o ‘desastre da barragem de Bento Rodrigues’, na Bacia do Rio Doce como um modelo de caso, nós avaliamos as possíveis consequências de diferentes níveis de extinções locais de espécies para a β-div regional e riqueza funcional entre seis bacias vizinhas. Nós avaliamos a amplitude das mudanças na β-div e riqueza funcional usando cinco cenários de extinções, variando entre os padrões antes do desastre até a extirpação total das espécies através de procedimentos randômicos. Uma maior contribuição do nestedness (de 13-19%), levou a um aumento nos padrões de diversidade beta: 0,75 para 081 (índice de dissimilaridade de Sørensen). A riqueza functional da Bacia do Doce também diminui de 69-36%. Graças ao padrão regional de compartilhamento de espécies entre bacias, as possíveis consequências das extinções de peixes incluem a diminuição na contribuição do turnover (87-81%). O desastre causou mudanças substanciais nos padrões regionais de β-div e riqueza funcional, devido a um processo conhecido como heterogeinização subtrativa. Estes resultados podem ser relevantes para ambos, a conservação local e visão geral de como distúrbios afetam a biodiversidade.

Presidente - 2019114 - SIDNEY FEITOSA GOUVEIA
Interno - 2260274 - PABLO ARIEL MARTINEZ
Interno - 1674021 - LEANDRO DE SOUSA SOUTO

Notícia cadastrada em: 09/02/2017 09:02