Banca de DEFESA: ALIXANDRE MARQUES CRUZ

DATA: 27/01/2023
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGED
TÍTULO: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE JOGOS E SUA UTILIZAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Concepções de professores. Ensino de Matemática. Jogos.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

A presente dissertação tem por objetivo compreender as concepções de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas da rede pública municipal de Poço Redondo (SE) sobre jogos e sua utilização. Para isso, foram selecionadas cinco instituições de ensino desse município que possuem os anos finais do Ensino Fundamental. A partir dessa escolha, participaram da pesquisa onze professores de Matemática que lecionam nessas instituições de ensino. Como referencial teórico, buscou-se fundamentação na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), Muniz (2021), Moura (2017) e Grando (2015) para nortear sobre a relevância do uso de jogos para o processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Dessa forma, a partir do último autor abordado, também é adotado, por meio de seus fundamentos, o entendimento para o conceito de jogo, sua classificação e suas fases de desenvolvimento. Já acerca do conceito da ludicidade do jogo e sua distinção entre brinquedo e brincadeira, tem como base os apontamentos de Muniz (2021) e Kishimoto (2017). Por sua vez, o entendimento de concepção é pautado por Matos e Jardilino (2016). Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e de um estudo de caso, no qual o instrumento de coleta de dados utilizado para entender o fenômeno estudado do trabalhado tomou-se a partir da aplicação de um questionário semiestruturado, elaborado a partir das recomendações de Gil (2008) e Marconi e Lakatos (2003). A análise dos resultados foi realizada por meio da técnica da análise de conteúdo de Bardin (2016). Por meio dos resultados, foi possível identificar que todos os participantes da pesquisa fazem usos de jogos em suas aulas de Matemática. Ademais, também foi possível evidenciar quatro categorias: a primeira, o entendimento de jogo, que os docentes em suas concepções, informaram ser um recurso pedagógico que possui uma metodologia, para seu desenvolvimento, que envolve ludicidade, regras, interação e a capacidade de desenvolver o raciocínio lógico e, a depender do jogo, aprendizagem de determinados conteúdos matemáticos de quem estar jogando. A segunda, etapas e desafios do desenvolvimento do jogo, nessa, conclui-se que os professores estudam, planejam e fazem a testagem do jogo com seus familiares antes de levá-lo para ser desenvolvido em suas aulas. Após essa testagem, fazem seu uso em momentos que podem estar relacionados com o antes e o depois da explicação do conteúdo, todavia, também destacaram que para sua execução existem obstáculos. A terceira, intitulada por os tipos de jogos, constata-se que o jogo de quebra-cabeça e o de tabuleiro são utilizados por 55% dos participantes, já os de estratégia, cartas e que envolvem fixação de conteúdo, por 46%, os jogos digitais por 37%, os de azar, bingo por 18% e o de dominó, mencionado apenas por um participante. A quarta e última categoria, nomeada por conhecimento do professor sobre os jogos, conclui-se por meio dela, que 82% dos docentes possuem conhecimento sobre informações acerca do uso de jogos para o ensino de Matemática.

Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA