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Banca de DEFESA: MONIZE BARROS LIMA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONIZE BARROS LIMA COSTA
DATA: 31/05/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: A argumentação de alunos do Ensino Fundamental na solução de problemas envolvendo expressões aritméticas
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação; Aprendizagem de Matemática; Expressões Aritméticas; Demonstração
PÁGINAS: 176
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO:

Esta pesquisa teve por objetivo analisar as características estruturais e de conteúdo dos argumentos elaborados por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, durante a resolução de problemas envolvendo Expressões Aritméticas. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida em uma escola pública do interior do estado da Bahia e envolveu a aplicação de seis questões, quatro contextualizadas e duas descontextualizadas, versando sobre tal conteúdo, aos alunos. Os argumentos produzidos em resposta às questões propostas foram analisados por meio de categorias apresentadas por Antônio Sales e pelo modelo de argumento de Stephen E. Toulmin. Devido à pandemia da Covid-19, que ocasionou a determinação de suspensão das aulas a partir do dia 17 de março de 2020, os três encontros da pesquisadora com os alunos ocorreram virtualmente, por meio da plataforma Google Meet. O acesso às questões pelos alunos ocorreu através de um link disponibilizado na plataforma, o qual conduzia ao questionário no Google Forms. Os alunos respondiam às questões propostas e enviavam on-line suas respostas para que, em seguida, fosse desenvolvida uma discussão na sala de aula virtual, a fim de que apresentassem oralmente o raciocínio empregado na resolução das questões. Houve um sistemático investimento da pesquisadora em estratégias que favorecessem a exposição dos argumentos pelos alunos, tanto na forma oral, quanto na escrita, a fim de que fosse possível compreender os seus raciocínios. A análise evidenciou que tal investimento contribuiu para que os alunos adotassem um pensamento metacognitivo, que é uma das diversas contribuições da argumentação. Os resultados indicam a habilidade da maioria dos estudantes com as operações matemáticas requeridas nas questões, mas dificuldades, tanto na compreensão do contexto de cada uma delas, quanto na transformação da linguagem natural para a linguagem matemática, por meio de expressões aritméticas. Assim, inicialmente os alunos apresentavam certa habilidade na resolução das expressões quando descontextualizadas. Todavia, eles passaram, por meio da exposição e reflexão de suas ideias, com a mediação da pesquisadora, a superar as dificuldades iniciais e resolver, com mais autonomia , as questões contextualizadas. Os argumentos apresentados, em sua maioria, contavam com dados, conclusões e garantias de inferência, estando os conhecimentos de base implícitos. Tendo em vista que as garantias de inferência apresentavam operações matemáticas e outros conhecimentos desse campo disciplinar que conectavam os dados à conclusão, dando suporte esta última, considerou-se que a maioria dos alunos adotou um argumento racional na resolução das questões. A pesquisa contribui para a compreensão do raciocínio de alunos acerca do conteúdo Expressões Aritméticas, bem como para a valorização da argumentação enquanto estratégia didática aliada ao ensino deste conteúdo de forma contextualizada, para superação de um ensino pautado na aplicação de algoritmos e memorização.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 472.701.795-49 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - ANTÔNIO SALES

Notícia cadastrada em: 10/05/2022 08:29
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