Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIO FONTES FRAGA
DATA: 26/11/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet: meet.google.com/eir-wxxu-ioz
TÍTULO: Argumentação no ensino de proporção nos livros didáticos
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação. Ensino de Matemática. Proporção.
PÁGINAS: 42
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
Este estudo tem como objetivo identificar as categorias de argumentação utilizadas pelos livros didáticos de matemática adotados pelo Guia do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD)., em relação ao conteúdo proporção. Para isso, procuramos definir o conceito de argumentação, baseados em autores como Toulmin (2006), Balacheff (1988), Sales (2011) e Attie (2016). Além da argumentação, alguns conceitos importantes como explicação, justificação, prova e demonstração foram evidenciados, a partir de autores como Duval (1993), Caldato et al (2007), Nasser e Tinoco (2003) e Sasseron e Carvalho (2011), entre outros. Em relação à metodologia, a pesquisa pode ser assinalada como sendo de natureza qualitativa, de caráter exploratório, descritivo e bibliográfico. Em relação à coleta de dados, realizaremos uma busca nos livros didáticos, afim de analisar e apontar as categorias de argumentação utilizadas no ensino de proporção. Fizemos uma breve abordagem histórica sobre o tema, que deverá ser ampliada, assim como o mapeamento das pesquisas relacionadas ao ensino de proporção. Por fim, apresentamos nossas considerações parciais em relação às categorias de argumentação, explicativa e justificativa, no ensino de matemática.