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Banca de DEFESA: RAQUEL ROSARIO MATOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL ROSARIO MATOS
DATA: 14/05/2012
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório do DED
TÍTULO:

OS PCN DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM EXAME SOBRE O PROCESSO DE ELABORAÇÃO E A DIVULGAÇÃO EM SERGIPE


PALAVRAS-CHAVES:

PCN de Matemática. Propostas Curriculares. Cursos sobre os PCN.


PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Neste trabalho é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo investigar sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN de Matemática, dos dois últimos ciclos do Ensino Fundamental, no período de 1996 a 2008, no que diz respeito ao processo de elaboração e aos cursos realizados, para divulgação dos PCN em Sergipe. Para alcançar tal intento, inicialmente foram efetuadas leituras sobre currículo, a exemplo de Sacristán (1998), Godsson (1995), Veiga Neto (2002) e Silva (2009), cuja finalidade foi procurar compreender em que medida os PCN podem ou não ser categorizados a partir das teorias de e sobre currículo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com destaque para a efetuada com Ruy Cesar Pietropaolo, um dos partícipes do processo de elaboração da versão inicial e final dos PCN de Matemática. Documentos escritos como pareceres sob a versão preliminar dos PCN e uma proposta curricular elaborada por sergipanos também foram analisados. E por fim foram tomados como fonte para exame, planejamentos didáticos, ficha de ministrantes, ficha de avaliação e certificados de cursos sobre os PCN pertencentes ao acervo do arquivo do Centro de Qualificação Pessoal “Prof.º Antonio Garcia Filho”. Para compreensão dos dados coletados foram tomados como referente D’Ambrosio (1989), Mendes (2009) sobre as tendências metodológicas e Valente (2007) para o tratamento das fontes. A partir das fontes coletadas e examinadas é possível incluir Sergipe no mapa dos estados que produziram pareceres sobre a versão preliminar dos PCN. E afirmar que, assim como aconteceu em outros estados, em Sergipe havia uma Proposta Curricular de Matemática datada de 1995. E que apesar de na proposta já ser possível identificar temáticas semelhantes às postas nos PCN, a exemplo: da resolução de problema matemático, dos jogos, ainda foi necessário que durante quase uma décadas fossem ministrados cursos envolvendo essas e outras temáticas que ganharam força de orientação prescritiva a partir da publicação dos parâmetros. Por fim, constatou-se que durante a etapa de divulgação de temáticas vinculadas aos PCN, no que diz respeito, por exemplo, à organização dos conteúdos e ao uso de recursos e metodologias, ocorreu um processo de adaptação a partir dos entendimentos que os formadores locais já possuíam em relação às referidas temáticas. Por conta disso, é que, no caso de Sergipe os jogos tenham sido tão destacados nos cursos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA
Interno - 1308179 - RITA DE CASSIA PISTOIA MARIANI
Externo à Instituição - GLADYS DENISE WIELEWSKI - UFMT

Notícia cadastrada em: 09/05/2012 09:06
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