Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGELA DOS SANTOS SILVEIRA

DISCENTE: ANGELA DOS SANTOS SILVEIRA
DATA: 28/09/2021
LOCAL: Sala virtual (Google Meet)
TÍTULO: Matemática e cotidiano: saberes ensinados na escola e suas relações com os vivenciados na pesca artesanal em comunidades de pescadores e marisqueiras em São Cristóvão, SE
PALAVRAS-CHAVES: Contextualização; Etnomatemática, Comunidades tradicionais; Ensino de matemática.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Os saberes matemáticos consistem em uma construção com base nas interações entre o homem e o meio em que vive na busca por atender às suas necessidades de sobrevivência e adaptação, resultando em um processo de evolução histórica e social. Pensar sobre os modos como estes conhecimentos foram construídos, adaptados e transmitidos/ensinados por diversos grupos socioculturais é uma maneira de tentar romper com o paradigma de que o conhecimento matemático é algo “pronto”, “acabado” e abstrato, apresentando a Matemática como uma ciência viva, como de fato ela é. Nessa perspectiva, é importante que no processo de ensino de Matemática sejam utilizados métodos e práticas pedagógicas que busquem uma aproximação com o cotidiano e vivência dos alunos, tornando, dessa forma, a aprendizagem um processo com significação para os alunos. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo contribuir para a contextualização do processo de ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em comunidades de pescadores artesanais no município de São Cristóvão, SE. Essa investigação está sendo desenvolvida em quatro escolas de anos iniciais do Ensino Fundamental em quatro povoados ribeirinhos do município: Colônia Miranda (EMEF Cláudio Meireles); Povoado Rita Cacete; Povoado Coqueiro e Povoado Pedreiras. O universo da pesquisa é composto por professores que lecionam em turmas do 1º ao 5º Ano nas escolas supracitadas, perfazendo um total de aproximadamente 15 docentes, e pescadores e marisqueiras residentes nesses povoados, sendo selecionados oito participantes. O estudo está baseado em uma abordagem qualitativa e quantitativa com um olhar etnográfico e um aporte teórico baseado na Etnomatemática, visto que buscará compreender os saberes matemáticos construídos/utilizados por pescadores na atividade da pesca. Para tanto, inicialmente realizaremos uma revisão do tipo estado da arte com o objetivo de Identificar nas produções acadêmicas baseadas na Etnomatemática, práticas pedagógicas, estratégias e recursos utilizadas no ensino de Matemática em comunidade de pescadores artesanais. Para a coleta dos dados, utilizaremos como instrumentos: questionário, entrevistas semiestruturadas, observações e diário de campo. Sua análise será realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Na perspectiva de valorizar os saberes e fazeres matemáticos de pescadores e marisqueiras, será elaborada uma sequência didática buscando uma contextualização desse conhecimento. Os resultados preliminares do Estado da Arte apresentam uma grande diversidade de produções desenvolvidas em comunidades e escolas. No entanto, poucas produções relacionadas à pesca artesanal foram encontradas. Por meio da aplicação do questionário, já podemos perceber que os professores possuem um nível de conhecimento médio sobre as comunidades nas quais as escolas em que trabalham estão inseridas e eles conseguem identificar alguns conhecimentos existentes nas comunidades e que não são trabalhados na escola, como os saberes relacionados à agricultura, piscicultura e comércio. As entrevistas estão sendo realizadas e posteriormente serão transcritas e analisadas. De posse desses resultados será possível subsidiar a construção da sequência didática, suprindo assim, eventuais lacunas na prática pedagógica a partir das vivências/experiências construídas no cotidiano dos alunos das escolas analisadas.

Presidente - 843.959.827-00 - MYRNA FRIEDERICHS LANDIM DE SOUZA
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA
Interno - 353.642.460-00 - CARMEN REGINA PARISOTTO GUIMARAES
Externo à Instituição - JULIANO SILVA LIMA