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Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO DE CARVALHO MENEZES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO DE CARVALHO MENEZES
DATA: 20/09/2021
HORA: 15:00
LOCAL: PPGECIMA, UFS
TÍTULO: INFLUÊNCIAS DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA NA ÁREA DE QUÍMICA: COMO OS CONHECIMENTOS SOBRE ATENÇÃO SELETIVA PODERIAM AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS?
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem. Funções Orgânicas. Neurociência Cognitiva. Atenção Seletiva.
PÁGINAS: 173
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
RESUMO:

O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos que a aplicação de um jogo didático baseado nos constructos da Neurociência Cognitiva, especificamente, na função cerebral atenção seletiva tem sobre as adaptações neurocognitivas de estudantes em relação a aprendizagem do conteúdo Funções Orgânicas. Desse modo, a investigação de caráter experimental, foi conduzida sob perspectiva metodológica da Engenharia Didática Clássica proposta por Artigue (1998), que resultou, inicialmente nas análises prévias, concepção e análise a priori de uma Sequência Didática embasada nos fundamentos da Neurociência Cognitiva. Partindo desse entendimento, buscou-se aportes teóricos em autores como Luria (1979, 1980), Kandel (1991), Gazzaniga (2006), Lent (2008, 2010) e Sternberg (2008, 2010), para estudar características da função cognitiva atenção, bem como as influências internas e externas para a sua requisição. Com efeito, no contexto educacional, buscou-se inspiração nas pesquisas desenvolvidas por Cosenza e Guerra (2011) acerca dos fatores “percepção”, “memória” e “atenção” na aprendizagem escolar. Desse modo, foi realizado um levantamento histórico e epistemológico com o intuito de identificar os obstáculos que podem estar associados aos problemas conceituais comuns aos discentes, dentre eles pode-se destacar: teoria contrária aos constructos paraceltista, compreendendo os princípios enxofre, mercúrio e o sal como fundamentais para a matéria (OB1), teorias adversas à concepção de que o átomo era compreendido como entidade fundamental da matéria (OB2), dificuldade de representar as estruturas dos compostos a partir dos dados empíricos, considerando os elétrons de cada átomo (OB3), entre outros. Além disso, pôde-se salientar também que a compreensão do conteúdo Funções Orgânicas, por parte dos estudantes, tem sido uma tarefa difícil no Ensino Médio, pois nota-se à ausência de investimentos teóricos e metodológicos que proporcionem à aplicabilidade desses materiais didáticos. Por fim, destaca-se também que a estruturação da sequência didática baseou-se nas seguintes etapas: o campo de investigação e o público alvo, a revelação dos caminhos na resolução de questões, a determinação dos conhecimentos químicos prévios atrelados e supostamente disponíveis e a antecipação de possíveis empecilhos apresentados pelos alunos durante a resolução das questões, tendo em vista o tempo disponível para a realização da pesquisa, a disponibilidade e interesse dos voluntários do estudo, entre outros


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 574.597.205-00 - LAERTE SILVA DA FONSECA
Interno - 2926781 - YZILA LIZIANE FARIAS MAIA DE ARAUJO
Externo à Instituição - FRANCISCO RÉGIS VIEIRA ALVES

Notícia cadastrada em: 23/08/2021 15:35
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