Banca de QUALIFICAÇÃO: EVELYN DOS SANTOS NASCIMENTO

DATA: 20/09/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: Argumentação no Ensino de Operações com Números Inteiros
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação; Ensino de Matemática; Números Inteiros.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Refletindo-se sobre o desempenho em avaliações externas, como PISA e SAEB, por exemplo, percebemos um enorme contingente de estudantes que não estão conseguindo atingir o nível desejado de proficiência em matemática. Consideramos não ser possível apontar, exclusivamente, um responsável por tal situação. No presente trabalho, contudo, destacamos duas variáveis fundamentais no processo de ensino, que exercem forte influência na aprendizagem do aluno, a saber, o professor e o livro didático. O professor, sendo o responsável em mediar o conhecimento a ser ensinado ao aluno e o livro didático, recurso de consulta tanto do aluno como do docente, devem apresentar um sólido conhecimento não abarcando, exclusivamente, conceitos e fórmulas, como também procedimentos e formas de raciocínio que possam justificá-los. Nessa perspectiva, atribuímos à argumentação no ensino de matemática um papel de grande relevância para esse fim, considerando-a como a expressão do raciocínio, além de contribuir para a compreensão dos conhecimentos matemáticos. Na educação matemática, a argumentação pode ser categorizada – segundo Sales (2011) e Attie (2016), baseados nas propostas de Balacheff (1988) – em explicativa e justificativa. Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo identificar os argumentos utilizados no processo de ensino do conteúdo do conjunto dos números inteiros. A mesma será realizada em cinco momentos: o primeiro será destinado para a busca e identificação dos professores, que serão os participantes da pesquisa; no segundo momento levantaremos alguns dados, através de questionário, com a finalidade de traçar o perfil de cada professor, identificar os livros e/ou recurso(s) didático(s) adotado por esses professores no planejamento e execução das aulas; no terceiro momento ocorrerão entrevistas semiestruturadas, com vista a entender a relação desses docentes sobre o ensino e a aprendizagem do conteúdo dos números inteiros, bem como, caracterizar os argumentos emitidos por esses professores, em uma possível aula sobre o tal assunto segundo a tipologia já citada; na etapa quatro, realizaremos a busca e análise, também conforme tipologia dos autores citados, dos livros didáticos citados por esses entrevistados e adotados pela escola; no quinto, e último momento, será ofertado uma oficina para os professores participantes, com possíveis abordagens didáticas para o conjunto dos números inteiros e, ao final, um novo questionário será enviado, a fim de sondar se houve alguma mudança de concepção sobre o ensino da matemática. Destacamos que todas as etapas serão realizadas de forma remota, os questionários serão enviados através da plataforma Google Forms e as entrevistas e oficina ocorrerão via vídeo conferência.

Presidente - 1708198 - JOAO PAULO ATTIE
Interno - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA