Banca de DEFESA: JOICE FRANCIANNY MELO DOS SANTOS

DISCENTE: JOICE FRANCIANNY MELO DOS SANTOS
DATA: 28/06/2021
LOCAL: Sala virtual (Google Meet)
TÍTULO: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA: A ABORDAGEM DO SISTEMA IMUNOLÓGICO NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização Científica. Ensino Médio. Fake news. Livro Didático. Sistema Imunológico
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

O ensino de ciências em uma perspectiva da Alfabetização Ciência (AC) tem por finalidade, também, a promoção de discussões que contribuam para a formação de sujeitos críticos, reflexivos e participativos na sociedade. Estes princípios voltados para a formação integral do estudante são também apontados nos documentos oficiais que regulamentam a educação básica brasileira. Entretanto, a necessidade de uma AC tornou-se ainda mais evidente na atualidade, com o mundo marcado pela pandemia causada pelo “novo coronavírus”. Esta pandemia causou mudanças globais, sobretudo no que se refere às relações sociais e foi responsável por uma rápida disseminação e alto número de mortes. Neste contexto, vários conteúdos abordados no ensino de biologia, como “vírus”, “sistema imunológico” e “imunização”, estiveram presentes nos meios de comunicação. No entanto, diversas fake news sobre formas de tratamento e prevenção, além de efeitos adversos e prejuízos da vacinação foram também constantemente divulgadas na mídia e redes sociais. Diante desse cenário, esta pesquisa busca investigar as potencialidades e limitações da abordagem dos conteúdos referentes ao sistema imunológico para a Alfabetização Científica de estudantes do Ensino Médio brasileiro. Como metodologia, o presente trabalho apresentou natureza qualitativa, com abordagem documental e bibliográfica. Inicialmente, realizou-se um levantamento bibliográfico, sob a forma de estado da arte, buscando compreender o cenário das pesquisas que abordam o ensino de imunologia na educação brasileira. Em seguida, verificou-se a abordagem do sistema imunológico nos livros didáticos de biologia, aprovados no PNLD/2018, a partir da categorização dos conteúdos apresentados e de uma ferramenta avaliativa para a educação científica crítica. Dentre os resultados obtidos, observou-se um pequeno quantitativo de publicações sobre a temática, havendo necessidade ainda de mais pesquisas e produções acadêmicas referentes ao tema. Sobre os recursos didáticos que fizeram parte desta pesquisa, verificou-se que os elementos relacionados ao sistema imunológico encontram-se dispersos em diversos volumes das coleções avaliadas, conduzindo a uma abordagem fragmentada do conteúdo. Quanto à sua contribuição para uma educação científica crítica, observou-se que os livros didáticos apresentam uma abordagem descontextualizada, sem apresentar aspectos essenciais para a compreensão da articulação ciência, tecnologia e sociedade. Pelos motivos acima listados, esta pesquisa apresenta uma importante contribuição para a abordagem de imunologia no ensino médio, podendo ser desencadeadora de outras pesquisas e da revisão da apresentação desses conteúdos em livros e materiais didáticos.

Presidente - 843.959.827-00 - MYRNA FRIEDERICHS LANDIM DE SOUZA
Interno - 353.642.460-00 - CARMEN REGINA PARISOTTO GUIMARAES