Banca de DEFESA: NAILYS MELO SENA SANTOS

DISCENTE: NAILYS MELO SENA SANTOS
DATA: 28/05/2021
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: PRAXEOLOGIA PARA ENSINAR SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: O CASO DE UMA BOLSISTA RESIDENTE DO CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFS
PALAVRAS-CHAVES: Sólidos Geométricos. Teoria Antropológica do Didático. Organização Didático-Matemática. Residência Pedagógica.
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Este trabalho teve como objetivo geral analisar as praxeologias adotadas por uma licencianda em matemática, participante do Programa Residência Pedagógica (RP) vinculado à Universidade Federal de Sergipe, para ensinar sólidos geométricos em uma turma do 6º ano do ensino fundamental. Para tanto, nos fundamentamos na Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard, a qual utiliza os termos praxeologia matemática e praxeologia didática, respectivamente, para se referir à maneira como pode se instituir um conceito matemático e à forma como é possível estudar a organização matemática desse conceito. Com isso, buscamos responder: O que e como a residente de matemática da UFS/SC ensina sobre sólidos geométricos em uma turma do 6º ano do ensino fundamental? O RP é uma das atuais ações da Política Nacional de Formação de Professores, cujo principal objetivo é oportunizar aos estudantes dos cursos de licenciatura, o aperfeiçoamento da formação prática, a partir da segunda metade de seu curso, promovendo a experiência com a escola de educação básica. Dessa forma, uma das atividades realizadas pelos discentes participantes é a regência de sala de aula, na qual, experienciam a prática docente. Nesse contexto, nossa coleta de dados foi realizada no período em que a residente atuou em sala de aula (agosto.2019-fev.2020). Inicialmente, realizamos um levantamento bibliográfico, visando compreender o cenário das pesquisas que abordam a formação inicial do professor de matemática e o ensino dos sólidos geométricos. Dentre os resultados, vale citar o pequeno quantitativo de teses e dissertações sobre a temática, havendo necessidade de mais produção de pesquisas referente ao tema. Nosso trabalho constitui-se como uma pesquisa de campo e para a coleta de dados foram utilizados questionário, diário de bordo e entrevistas. Para o tratamento dos dados, a abordagem se constitui, principalmente, da natureza qualitativa numa perspectiva mais interpretativa. Para realizarmos a análise das praxeologias da residente, nos baseamos no estudo das três dimensões fundamentais do problema didático, sob moldes da TAD. Na dimensão epistemológica, identificamos o estudo dos sólidos na geometria euclidiana e descritiva. Desse estudo, elaboramos um modelo epistemológico de referência (MER) dos sólidos geométricos, explicitando conceitos que formam o estudo dos sólidos, aqueles que alimentam e são alimentados por tal objeto. Na dimensão econômica, investigamos a abordagem dos sólidos geométricos nos documentos curriculares norteadores da educação básica no Brasil e os livros didáticos afim de explicitar um modelo epistemológico dominante (MED) referente a cada um dos documentos analisados. Na dimensão ecológica, discutimos as condições e restrições que atuam sobre o ensino e aprendizagem dos sólidos geométricos. Ao final, elaboramos um Modelo Praxeológico de Referência (MPR) que serviu para análise da prática docente da residente participante da pesquisa. Ao analisarmos suas praxeologias, observamos uma prática regida, principalmente, pelas recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com isso, evidenciamos que a residente pôs em prática as discussões teóricas promovidas no RP referente ao documento. Entendemos que o programa contribuiu para a formação inicial possibilitando incluir discussões sobre o ensino de geometria e, consequentemente, o ensino dos sólidos geométricos além da implementação da BNCC. Por vezes, tais discussões não são contempladas nas disciplinas do curso de licenciatura devido à limitação de carga horária e à demanda de temáticas ser vasta.

Presidente - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Interno - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Interno - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Externo ao Programa - 1787729 - RICARDO NICASSO BENITO